Apenas cinco cidades do RJ aderiram ao programa do Ministério do Turismo que fomenta investimentos na área

Apenas cinco cidades do RJ aderiram ao programa do Ministério do Turismo que fomenta investimentos na área

Um estudo socioeconômico dos municípios do estado do Rio de Janeiro, feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio, em 2018, revela que entre os 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 25 possuem centros de informação turística. Entre eles, 14 recebem recursos externos para projetos na área, e apenas cinco aderiram a um programa do Ministério do Turismo que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional.

Entre os 56 municípios que responderam à pesquisa, apenas cinco aderiram ao Prodetur + Turismo: Búzios, na região dos Lagos; Japeri, na Baixada Fluminense; Nova Friburgo e Petrópolis, na Serra Fluminense; e Vassouras, no sul do Estado.

Mangaratiba, Araruama e Teresópolis, cidades importantes para o setor, não responderam ao TCE-RJ. Menos de metade dos 92 municípios do Rio possuem conselhos municipais de Turismo.

Segundo informações divulgadas pelo Globo News, o estudo levou em consideração a divisão do estado segundo o plano diretor de turismo do estado do Rio de Janeiro, criado em 2001. O principal objetivo desse plano é consolidar o turismo como um dos principais setores econômicos do rio, buscando a geração de renda, a elevação na qualidade de vida das populações locais e o incremento na captação de recursos.

Com base neste plano, o estado foi dividido em 12 regiões turísticas: Costa Verde, Agulhas Negras, Vale Do Café, Baixada Fluminense, Metropolitana, Costa Do Sol, Caminhos Da Mata, Serra Verde Imperial, Caminhos Da Serra, Costa Doce, Águas Do Nordeste e Caminhos Coloniais.

Outros dados revelam que apenas Niterói, na região Metropolitana, tem regulamentação para a atuação de agências de turismo na cidade, e que Angra Dos Reis, Cabo Frio, Rio Das Ostras e Vassouras não têm inventário nem Plano Municipal de Turismo.

O Estado do Rio de Janeiro é a segunda maior porta de entrada de turistas no Brasil, ficando somente atrás do estado de São Paulo. Segundo dados do Ministério Do Turismo, só em 2017 o estado do rio recebeu mais de 1,3 milhão de turistas que vieram do exterior.

Galvão

Galvão

Um comentário em “Apenas cinco cidades do RJ aderiram ao programa do Ministério do Turismo que fomenta investimentos na área

  1. Descaso por parte das autoridades municipais que têm potencial turístico e que desconhecem por conveniência, o que este representa. Um absurdo!

Comentários estão encerrado.