Bauernfest: Petrópolis recebeu 519 veículos de turismo, no último final de semana

Petrópolis recebeu, entre quinta-feira, 20, e domingo, 23, 4.058 mil pessoas, durante a Bauernfest. O número é 46,5% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando 2.775 mil pessoas passaram pelo local. Neste segundo fim de semana de festa a ocupação hoteleira chegou a 98,95% no Centro Histórico e arredores e 95,85% na média geral em todo município.

De acordo com Luciano Moreira, Diretor Técnico Operacional da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), a cidade recebeu 519 veículos de turismo de sexta-feira, 21, a domingo, 23. Somando todos os dias de evento, Petrópolis já acumula 914 veículos e já ultrapassa o número registrado na última edição, quando 880 ônibus e vans deram entrada no município.

Os números são compilados pela CPTrans, que mantém, todos os dias, equipes nos pórticos do Bingen e Quitandinha fazendo o cadastro e triagem dos veículos de turismo com destino à Festa do Colono Alemão. Nesses pontos eles são adesivados com informações de desembarque, estacionamento, embarque e até por qual caminho sair da cidade. A medida evita o acúmulo de veículos do tipo em um mesmo local, aliviando o trânsito nas áreas próximo à festa.

“Os veículos são dirigidos aos pórticos, onde os recepcionamos e fazemos uma rápida pesquisa. Credenciamos os veículos, determinando os locais de desembarque, estacionamento, embarque e rota de saída. Tiramos dúvidas de trajeto e sobre a festa e a cidade de maneira geral. O objetivo maior é bem recepcionar as pessoas e dar toda a informação necessária para um bom ordenamento urbano. Guias de turismo locais também conversam com os motoristas, buscando conscientizar os grupos das vantagens de contar com o serviço destes profissionais. Algo que apoiamos totalmente”, disse Luciano.

“Nós guias incentivamos a abordagem e iniciamos a conscientização, mas ainda há muito o que fazer por aqui. A ideia é conscientizar as excursões que chegam sem guia sobre a importância de contratar um profissional credenciado junto ao MTUR. Estamos lutando pela implantação do ordenamento turístico e o cumprimento das leis que sugerem a presença do guia de turismo nas excursões. Nessa segunda-feira, 25, tivemos uma reunião com o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, e ele disse que irá apoiar a revisão da legislação pertinente ao guia no município e a questão do ordenamento turístico que solicitamos anteriormente”, disse Raquel Neves, Diretora Superintendente da AGP/ guia de turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *