Cabo Frio e Ílhamo/Portugal serão cidades coirmãs

Na próxima segunda-feira, 20 de maio, será realizada a assinatura do Convênio de Cidades Coirmãs entre Cabo Frio e Ílhamo/Portugal. A cerimônia vai acontecer a partir das 19h30, na Casa de Cultura José de Dome, em Charitas.

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, receberá entre os dias 17 e 22 de maio uma comitiva composta pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Antônio Caçoilo; da vereadora, Fátima Teles; e do assessor da Presidência da Câmara, Antônio Leandro.

O estreitamento entre as duas cidades foi viabilizado pelos representantes da Comissão Cabo Frio – Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez. O objetivo é estreitar relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, a exemplo do que já está sendo feito com Huzhou, na China.

Ílhavo é uma cidade portuguesa, localizada na Região Central, com aproximadamente 40 mil habitantes. Assim como Cabo Frio, a cidade apresenta forte segmento de pesca e na economia do mar, que evoluiu para uma região de forte vocação para o turismo marítimo, do sol e das praias; na forte indústria têxtil associada à praia e aos desportos náuticos e na cultura do sal.

A geminação, que é um conceito que prevê laços de cooperação entre cidades de áreas geográficas distintas, tem o objetivo de estreitar relações e criar mecanismos protocolares entre elas, e foi aprovada pela câmara de Ílhavo, por unanimidade.

Já no início do mandato, o prefeito Adriano Moreno, recebeu representantes da Comissão e não mediu esforços para a formalização do acordo. “Vamos desenvolver e estreitar as relações de amizade, cooperação e parceria entre as populações e as entidades das duas cidades, bem como a oportunidade de desenvolvimento econômico para o Município de Cabo Frio”, declarou o prefeito.

“A comitiva dos nossos amigos portugueses chega nesta sexta. A delegação vai participar da Noite do Bacalhau no Polo Gastronômico da Passagem, além de realizar visitas técnicas e encontros a fim de formalizar acordos e estreitar oportunidades empresariais para ambas as cidades”, concluiu o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *