Cevas realiza vacinação antirrábica na Região Serrana

Cevas realiza vacinação antirrábica na Região Serrana

A Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde, realizará a partir desta terça-feira (13), a vacinação antirrábica em cães e gatos na Região Serrana de Macaé. O objetivo é prevenir a raiva, uma doença viral que pode ser fatal tanto para os animais quanto para os humanos.

Os agentes de combate a endemias estarão nesta terça-feira (13), na localidade de Areia Branca. Haverá um posto na praça do bairro e um volante. Na quarta-feira (14), a vacinação acontecerá em Bicuda Grande, com um posto fixo em frente à Estratégia Saúde da Família (ESF) e ainda um posto volante.

A vacinação prossegue quinta-feira (15), em Bicuda Pequena, onde os agentes estarão com um posto fixo em frente à Estratégia Saúde da Família (ESF), e também um posto volante. Já na sexta-feira (16), será a vez do distrito de Serro Frio, onde os moradores contarão com um posto volante.

A recomendação é vacinar animais a partir dos quatro meses de idade em cães e gatos. Antes dessa idade, os filhotes ainda possuem anticorpos que podem interferir na eficácia da vacina.

Os animais devem estar em plena saúde no momento da vacinação. Caso o seu animal esteja doente, é melhor adiar a vacinação até que ele fique recuperado. A maioria das vacinas antirrábicas para cães e gatos é aplicada uma vez por ano, como medida preventiva.

É importante obter um comprovante de vacinação para o seu animal de estimação. O documento pode ser importante em caso de viagens, hospedagens em hotéis e em casos de emergência.

daniel

daniel