Festas religiosas prometem movimentar a Semana Santa em Paraty

As Comemorações da Semana Santa na cidade histórica de Paraty mantêm tradições que datam dos séculos XVII e XVIII. Na ocasião, podem ser admiradas imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência. Essas peças, que se encontram sob a tutela do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ficam guardadas todo o ano no cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty, na igreja de Santa Rita.

Todas as procissões e celebrações da Semana Santa são, até hoje, preservadas, tanto pela paróquia quanto pelo povo paratiense.

Durante as procissões da Semana Santa em Paraty podem ser vistas outras peças raras feitas em madeira, como o esquife do Senhor Morto, ou de prata ricamente lavrada, como as lanternas e o Pálio da Procissão do Enterro, entre outras.

Neste ano, o evento religioso será comemorado entre os dias 14 e 21 de abril. Confira a programação:

Dia 14/04/2019 – Domingo de Ramos

19h – Bênção dos Ramos na Capela de Nossa Senhora das Dores (Capelinha) seguindo em procissão para a Igreja Matriz onde haverá Missa.

Dia 16/04/2019 – Terça-Feira Santa

19h30 – Procissão do Encontro (ou dos Passos) percorrendo os Passos da Paixão. Os homens saem da Igreja Matriz com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saem da Capela Nossa Senhora das Dores como a imagem de Nossa Senhora.

Dia 17/04/2019 – Quarta-feira Santa

19h30 – Ofício de Trevas na Igreja Matriz. Vigília Noturna em sinal de tristeza, com o apagar das 15 velas do Candelabro (Tenebrário) representando os Apóstolos e o Cristo.

Início do Santo TríduoDia 18/04/2019 – Quinta-feira Santa

19h30 – Santa Missa Solene com Lava pés. Após a Comunhão, trasladação do Santíssimo Sacramento para a Adoração até meia-noite.

24h – Procissão do Fogaréu pelas ruas do Centro Histórico

Dia 19/04/2019 – Sexta-feira Santa

15h – Adoração da Cruz com Comunhão na Igreja Matriz.

19h30 – Cerimônia do Descendimento da Cruz na Igreja Matriz, em seguida Procissão do Senhor Morto (Enterro). Ao retornar para a Igreja Matriz, Cerimônia do Beija-Mão do Senhor.

Dia 20/04/2019 – Sábado Santo

19h30 – Bênção do Fogo Novo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz onde com o toque da Cruz se dará o início da Proclamação da Páscoa. Logo após, Procissão da Ressurreição pelas ruas do Centro Histórico (levar velas e sininhos).

Dia 21/04/2019 – Domingo de Páscoa

17h – Levantamento do mastro da Festa do Divino Espírito Santo (saída das bandeiras da casa dos festeiros às 16h30).

19h30 – Missa solene de Páscoa na Igreja Matriz, com Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora. Nesse dia serão entregues às comunidades a Bandeira do Divino para iniciarem suas peregrinações. Após, trasladação da imagem de Nossa Senhora para a Capela de Nossa Senhora das Dores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *