Festival Gastronômico de Búzios completa 18 anos

A 18ª edição do Festival Gastronômico de Búzios começa nesta sexta-feira, 05, e vai até o dia 14 de julho. O evento glamoroso e cheio de sabor conta com a participação de 83 restaurantes. Cada estabelecimento monta sua mesa na calçada em frente à sua porta, e o chef cozinha ao ar livre. Os pratos degustação, pesando 150 gramas, são oferecidos a preços acessíveis: entrada ou sobremesa a R$ 18 cada, e prato principal a R$ 22.

São mais de 80 pratos, com entradas como o Ovo Perfeito, do Rocka, na Praia dos Ossos, que consiste num ovo cozido durante 1h40m, a 60 graus, com espuma de inhame, duxell de cogumelo Paris, pipoca de quinoa e azeite de limão confitado.

E sobremesas como Madame Juju (sponge cake de chá matcha, macaron, pó de chocolate, sorvete de baunilha Bourbon, coulis de frutos vermelhos e suspiro) do Cigalon, na Rua das Pedras.

Entre os pratos principais, há opções curiosas, como o Tudo Azul em Búzios (um risoto azulado de cogumelos e flor de cunhã com crocante de castanhas do Brasil), do Cereall Gourmet, na Lagoa dos Ossos; e o Ihhhh! O Francês Casou de Novo (cubos de carne bovina, cozidos no vinho com legumes, ervas, cebolinhas caramelizadas, champignons e especiarias, ao lado de panquequinhas de peras com molho suave de gorgonzola), do Bananaland, na Rua Manoel Turíbio de Farias.

E também sanduíches, como o Brisas Burger (hamburguer com duas carnes smash com queijo mozzarella maçaricado, bacon crocante, creme cheddar, ketchup artesanal e picles da casa. Servido com batatas rústicas e folhas verdes), do Brisas, também na Manoel Turíbio de Farias.

O festival é realizado no Centro – Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias – e no Porto da Barra (Manguinhos), além da Praça dos Ossos e da Lagoa dos Ossos. Os horários diferenciados permitem que o evento seja desfrutado por todos os públicos. Enquanto no Centro e no Porto da Barra as degustações acontecem às sextas e sábados (dias 5, 6, 12 e 13), das 18h à meia-noite; nos Ossos, o festival é realizado aos sábados e domingos (dias 6, 7, 13 e 14), das 16h às 22h, atraindo famílias, crianças e idosos. Por lá, o evento tem formato de feira cultural, com as oficinas para crianças e o desfile de moda infantil, além de exposições de artistas locais.

No ano em que chega à maioridade, o Festival Gastronômico de Búzios se rendeu de vez à tecnologia: Além de ter passado a contar com o blog https://festgastbuzios.home.blog/ – que já está no ar com notícias e fotos atualizadas sobre a edição deste ano – ganhou o aplicativo Deguste Búzios, que estará disponível nas lojas da Apple e Google a partir da primeira quinzena de junho. Acessando o aplicativo, será possível ver todas as informações sobre o festival, os restaurantes participantes, horários, onde pedir táxi, além de permitir realizar reservas antecipadamente, evitando filas nos dias do evento.

Outra novidade é que o evento também acontecerá dentro dos restaurantes, durante a semana (entre 8 e 11 de julho, segunda a quinta). Os pratos degustação terão o mesmo valor dos cobrados na calçada nos fins de semana.

Mais informações através do site oficial: www.festbuzios.com.br  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *