Lançamento do Programa Investe Turismo na Região Serrana acontece em Teresópolis

Aconteceu nessa segunda-feira, 17, o Lançamento do Projeto Investe Turismo, em Teresópolis. Desenvolvido pelo Ministério do Turismo, SEBRAE e Embratur, o programa vai abranger a Região Serrana, beneficiando as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

O lançamento do programa ocorreu no Hotel Vilanova, na Cascata Guarani, e apresentou como o projeto será desenvolvido em 158 municípios brasileiros visando ampliar o pacote de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing, voltados para o setor de Turismo. O investimento inicial será de R$ 200 milhões, repartidos para esses municípios.

O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, participou do encontro e durante o seu pronunciamento, falou como o programa busca fomentar, capacitar e criar novos produtos para a Região Serrana. “Com o Investe Turismo será elaborado um inventário com o que temos de melhor em aparelhos turísticos e, por meio disso, será possível identificar e cadastrar o trade turístico para que o potencial da nossa região fique cada vez mais evidente. Com esse programa, o SEBRAE vai realizar oficinas de capacitação para criar toda essa estrutura turística. Assim poderemos vender melhor os produtos e os destinos Teresópolis, Friburgo e Petrópolis”, disse o Prefeito de Teresópolis, ressaltando que o treinamento do SEBRAE começa a partir da primeira semana de julho.

A secretária de Turismo de Teresópolis, Cléo Jordão, destacou o programa como uma importante ferramenta turística para a cidade. “Isso é um trabalho regional de fortalecimento e de estrutura turística para poder vender a nossa região”, disse.

Já o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Pablo Sprei, salientou como o Investe Turismo vai trazer benefícios para toda a região. “A região merece e precisa, pois tem um potencial ímpar para atrair os turistas não somente do Estado do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil e também do exterior”, comentou.

Também estiveram presentes o Presidente do Nova Friburgo CVB, Edison Almeida (Biá), o presidente do Petrópolis CVB, Samir El Ghaoui e a representante do Sebrae RJ, Fernanda Gripp.

“Os CVBx das Cidades que fazem parte do Circuito Serra Verde Imperial e que também compõem a sua diretoria estão todos emanados na intenção de fazer crescer a participação em bloco da região, divulgando seus atrativos, fazendo uma corrente para que a gente possa crescer no número de turistas, consumo, ticket médio, na aparição a nível nacional e internacional. E esse evento só vem fortalecer e agregar ainda mais a intenção de todos que trabalham no trade turístico da região”, disse Edson Almeida.

“O Investe Turismo, através das ações apresentadas pelo SEBRAE, em parceria com Embratur e Ministério do Turismo, trará para região Serrana a alavancagem do enorme potencial turístico que os três municípios possuem, cada um com sua peculiaridade, mas que nunca tiveram a oportunidade de se desenvolver e estruturar roteiros de forma integrada. O projeto terá além do foco de novos roteiros e mercado, a governança local e regional fortalecidas que serão fundamentais para que tenhamos o resultado proposto”, disse Fernanda Gripp.

Para o Presidente do Petrópolis CVB, o evento tem muita importância para a Região Serrana, pois visa desenvolver e potencializar o turismo regional. “A expectativa é que o Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, Setor Púbico, Empresários e Entidades ligados ao Turismo, como os Convetions, possam trabalhar juntos para fortalecer e integrar as nossa cidades, contribuindo na divulgação dos nossos destinos, propagando as belezas, os encantos e as potencialidades da região”, concluiu Samir El Ghaoui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *