Nova Friburgo: Gestores de confecções definem plano de ações para 2022

Empresários e gestores comerciais de confecções de Nova Friburgo se reuniram na semana passada no escritório regional do Sebrae, no Espaço Arp, para traçar estratégias e buscar soluções para o setor de moda íntima da região. Criado na Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima (Fevest) em 2019, o grupo realiza encontros mensais com foco no associativismo e em parcerias para comercialização de produtos. 

Na abertura do encontro, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e região (Sindvest), Marcelo Porto, ressaltou a importância da união nestes tempos de pandemia e desafios na economia: “Temos um cenário preocupante para 2022, com o contexto da pandemia e eleições. A polarização política do momento nos indica instabilidade e incertezas no mercado e as indústrias precisam estar atentas e engajadas em ações estratégicas para continuarem competitivas”, observou.  

No encontro também foi apresentado o projeto Moda Indústria, do Sebrae, uma iniciativa exclusiva para quem atua no setor, com capacitações em Liderança de Equipes, Marketing Digital, Finanças e Sustentabilidade, com o propósito de desenvolver novas estratégias de gestão empresarial e mudar a forma de fazer negócio das confecções. O projeto prevê mais de 90 horas de atendimento. 

A reunião teve ainda a apresentação do resultado de uma pesquisa realizada com 33 vendedoras das lojas de moda íntima de Nova Friburgo, em que avaliaram uma capacitação de atendimento e vendas realizada no mês passado. As profissionais indicaram os temas que mais gostariam de aprender em novos treinamentos, com destaque para ferramentas de venda online e estratégias para abordagem ao cliente e fechamento das vendas. 

Finalizando o encontro, os empresários e gestores definiram o plano de ação do grupo para 2022. Três macro ações receberão o foco: Vendas por canais digitais, capacitação em técnicas e ferramentas de vendas; e acesso ao mercado. Para Rodrigo Bitencourt, idealizador e organizador do encontro, são temas que podem alavancar o setor em tempos de desafios no setor comercial. “Acredito na força do associativismo e das ações cooperadas. Este grupo tem tomado iniciativas que de fato produzem resultado e posicionam as empresas em patamares de gestão cada vez mais profissionais e assertivas. Teremos muitas novidades em 2022”, previu.  

O grupo de gestores comerciais de Nova Friburgo e região se reúne uma vez por mês. Empresas que quiserem fazer parte do movimento podem fazer contato pelo telefone (22) 99812-8647. 

A Voz da Serra

daniel

daniel