Novo circuito turístico já movimenta Parque Estadual dos Três Picos

Novo circuito turístico já movimenta Parque Estadual dos Três Picos

Em apenas uma semana, o novo Circuito Três Picos, no Núcleo de Montanha do Parque Estadual, localizado em Salinas, na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já é considerado um sucesso.

A coordenação do espaço comemora o bom resultado da iniciativa, que começou na última sexta-feira, dia 18.

No local, foi inaugurado um relógio em estilo colonial com termômetro, o mesmo que vem sendo instalado em outros pontos turísticos da cidade. Salinas registrou temperaturas abaixo de 0°C em diversas ocasiões durante o inverno.

São mais de 20 estabelecimentos e iniciativas locais, como pousadas e restaurantes, que fazem parte desse novo circuito turístico.

Para os aventureiros, as trilhas são de tirar o fôlego. Já a gastronomia é o ponto-chave para quem quer aproveitar o passeio.

Para conhecer mais sobre os participantes do roteiro, basta acessar este link.

Rominique Schimidt, coordenador do Parque Estadual Três Picos, enumera algumas das opções oferecidas em Friburgo:

Você tem cerveja artesanal, restaurante, artesanato, comidas típicas da área rural. Além das trilhas do parque como a ‘Cabeça de Dragão’, Caixa de fósforo’, o ‘Vale dos Deus’. Também temos o camping que é gratuito. Basta fazer o agendamento nas nossas redes sociais por meio de um formulário

Rominique comemora o bom número de visitantes que estiveram no parque no primeiro fim de semana após a criação do circuito:

No sábado, tivemos em torno de 170 visitantes e no domingo em torno de 150. Todos passando lá para tirar fotografia no termômetro. 

O projeto é idealizado pelo Sebrae e a comunidade local, com parceria do parque e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, como destaca o coordenador:

Essa integração entre as instituições e a comunidade local se faz super necessário. É importante para valorizar, fomentar e criar melhores condições socioambientais no parque e no seu entorno.

Para quem ainda não conhece a belíssima região, esse é mais um empurrãozinho para visitar o local.

Como chegar ao Parque

Para chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo da capital fluminense, uma das opções é pegar a estrada Rio-Teresópolis (BR-116). Na sequência, acessar a Tere-Fri, que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ-130).

É só seguir em direção a São Lourenço, acompanhando a placa do Colégio Ibelga, que fica localizado na entrada que leva ao parque. Depois da escola, é só seguir uma estrada de chão por cerca de 3,5 km.

Também é possível pegar a RJ-116, passando por Cachoeiras de Macacu e pelo centro de Nova Friburgo, para chegar ao Núcleo de Montanha, em Salinas.

Parque Estadual dos Três Picos

Criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em 2009, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior Unidade de Conservação de proteção integral administrada pelo estado. Ele abrange áreas de cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.

O parque guarda o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O seu nome lembra o importante conjunto de montanhas do lugar, formado pelos picos menor, médio e maior, este último é considerado o ponto culminante de toda a Serra do Mar, com 2.366 m de altitude.

O Vale dos Deuses fica na base, ponto de partida para as diversas trilhas existentes na área.

O Parque Estadual dos Três Picos é referência para a prática de montanhismo. Além de apresentar belos cenários, tem um dos mais extraordinários conjuntos de montanhas de todo o país.

daniel

daniel