Parque Nacional do Itatiaia registrou -5,6°C nesse domingo

Nesse domingo, 07, o Parque Nacional do Itatiaia, registrou a sua temperatura mais baixa de 2019. Por volta de 8h, os termômetros marcaram -5,6 ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica dentro da reserva, a 2.452 metros de altitude. 

Ainda de acordo com o Instituto, não houve registro de neve, mas teve geada. Conforme o Rota Rio divulgou anteriormente, o recorde desse ano no parque tinha sido no dia 27 de maio, quando por volta de 5h, os termômetros marcaram-5,4°, que era um recorde em todo Brasil em 2019 até então. Um dia antes, no dia 26, às 7h, a temperatura chegou a -5,2°C. E em abril, também teve temperatura negativa no dia 20 de abril, quando os termômetros marcaram -4,1°C.q

A estação no parque é monitorada pelo pesquisador em climatologia Carlos Dias, que verifica a temperatura nos pontos mais frios do Brasil.

A temperatura já não é a mais fria do Brasil no ano, mas continua sendo a mais gelada do estado do Rio de Janeiro. O recorde deste domingo foi em Urupema, em Santa Catarina, que marcou -9,2º C. A cidade catarinense fica a 1.335 m de altitude.

Esses recordes de frio que aconteceram essa semana no Brasil, foram causados por uma frente fria que chegou no país pelo Oceano Atlântico e derrubou as temperaturas. Em muitas cidades, esta foi a noite mais fria do ano, segundo meteorologistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *