Pesquisa revela hábitos de consumo turístico pela internet dos moradores do Rio

Pesquisa revela hábitos de consumo turístico pela internet dos moradores do Rio

 O Portal Consultoria em Turismo, a Escola Tecnica de Turismo Cieth, a Fundação Cesgranrio e a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, com o apoio da Sergio Castro Imóveis, realizaram de 14 a 29 de junho de 2019, uma pesquisa com 2 mil moradores da cidade do Rio de Janeiro, por telefone, para entender os hábitos de consumo virtual ou seja pela internet, para a aquisição de produtos turísticos. A pesquisa foi coordenada pelo professor Bayard Boiteux (também colunista do Portal Rota Rio) e contou com 12 pesquisadores. A margem de erro é de 2 ,2%

“A comercialização de produtos turísticos pela internet é hoje uma realidade. Os prestadores de serviço estão cada vez mais se adequando ao novo canal de vendas. Os que não seguirem as novas tendências virtuais do mercado não vão sobreviver”, observou o professor.

Seguem os resultados da pesquisa:

Gênero

Masculino-54%

Feminino-46%

Grau de escolaridade

Nível superior-39%

Nível médio-47%

Nível fundamental-14%

Faixa etária

18/31 anos -38%

32/49 anos 29%

50/70 anos 20%

Mais de 70 -13%

Hábito de comprar produtos turísticos pela internet

72% já comprou

28% nunca comprou

Dos que já compraram

35% em agências virtuais

27% em sites de reserva de hotéis

23% nos sites das empresas aéreas

15% em sites de programas de milhagem

Dos que não compraram

20% compra em agências físicas

8% liga por telefone para prestador de serviço

Dos que já compraram pela internet

70% utilizam o celular

20% acessam do computador do trabalho

10% do computador em casa

65% compram viagens nacionais

35% internacionais

35% reservam bilhetes aéreos

30% hotéis e serviços terrestres

30% pacotes

5% apenas reserva de carros

40% viaja uma vez por ano

30% viaja pelo menos 2 x por ano

20% viaja pelo menos 3 X por ano

10% viaja mais de 4 vezes

75% usa eticket quando viaja

25% prefere bilhete aéreo impresso

75% viaja por conta própria

25% através de pacotes vendidos por agências

Portais mais utilizados

Booking-30%

Submarino Viagens-23%

Decolar-18%

Direto nos prestadores de serviços turísticos-29%

Galvão

Galvão