Petrópolis deve receber mais de 1 milhão de turistas durante a alta temporada

Petrópolis deve receber mais de 1 milhão de turistas durante a alta temporada

Petrópolis espera receber, entre maio e agosto, cerca de 1 milhão de visitantes, ou seja, metade da média registrada por ano. A Cidade Imperial já entrou na sua alta temporada, com dias de céu azul, mas temperaturas baixas típicas da Serra – a mais baixa este mês chegou a 10ºc.

No último fim de semana, a taxa da ocupação hoteleira em toda cidade chegou a 76,3%. Os meses de junho e julho são considerados o ápice da temporada. Nesse período acontece a Bauernfest, uma das principais festas do calendário turístico da cidade, que deve receber mais de 350 mil pessoas. Em quatro meses, a alta temporada de turismo vai movimentar mais de R$150 milhões na economia da cidade.

A expectativa é de que sejam gerados mais de 500 empregos entre os meses de maio e agosto no setor de turismo, serviços e comércio, em função do aumento no número de visitantes que o município recebe.

“O turismo é fundamental para o município, movimenta a economia não só de hotéis e atrativos, como de toda a cidade. Garante mais de 30 mil empregos e chega lá na ponta, beneficia a nossa produção local”, declarou o prefeito Bernardo Rossi.

Petrópolis conta com 26 instituições museológicas, 118 meios de hospedagem, polos gastronômicos.

Atrativos durante a alta temporada – Em junho, acontece a Bauernfest, de 14 a 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christ. Serão 16 dias de festa homenageando a cultura alemã em Petrópolis, no Palácio de Cristal e arredores. Com diversas atrações culturais, gastronomia típica e muito chope, a cidade recebe mais de 350 mil visitantes e chega a movimentar R$ 43 milhões na economia.

Já em julho, a alta temporada é somada às férias escolares. Termômetro do turismo, o Museu Casa de Santos Dumont é um dos exemplos do aumento de visitantes nesse período. Em 2018, passaram pelo atrativo em julho 24.225 mil visitantes, e em toda alta temporada foram quase 60 mil pessoas. 

A expectativa é de que sejam contratados mais de 500 funcionários temporários nos setores de turismo e serviços. Só a Bauernfest deve empregar pelo menos 350 pessoas.

Galvão

Galvão