Petrópolis: IMC nas Redes debate o papel das instituições na preservação do patrimônio cultural

O papel das instituições na preservação do patrimônio cultural é o tema do “IMC nas Redes – Conversas Culturais” de amanhã (10/08). O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação do coordenador de planejamento e gestão estratégica do município, Fátima Argon, Frederico Araújo, Patrícia Hugueney e Luciana Lopes. A mediadora da roda de conversa será Ana Carolina Maciel, museóloga da prefeitura de Petrópolis, que atua no Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Fátima Argon é historiadora e arquivista, foi pesquisadora do Museu Imperial de 1980 até 2018. Atualmente é responsável pelo Arquivo Tristão de Athayde do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, Universidade Cândido Mendes e representa o Instituto Histórico Petrópolis, como presidente.

Luciana Lopes é graduada em Tecnologia da Conservação e Restauro pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Atua como técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Atualmente tem uma empresa de restauro, a Imperial Cia. de Restauro, sediada na Cidade Imperial. Há 13 anos executa projetos de conservação e restaurações em instituições públicas e particulares de Petrópolis onde atua na divulgação e na preservação do patrimônio histórico-cultural.

Frederico Araújo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como diretor técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Região Serrana. Patrícia Hugueney é arquiteta e urbanista formada pela FAU-UFRJ. No serviço público desde 2005, atuou na Secretaria de Obras de Paraty, depois na Secretaria de Planejamento de Petrópolis e nos últimos 11 anos e meio no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), representando o órgão na região Serrana.

Galvão

Galvão