Posse do novo presidente da Embratur repercute entre lideranças do Turismo Nacional

Posse do novo presidente da Embratur repercute entre lideranças do Turismo Nacional

Durante a cerimônia de posse do presidente da Embratur, Gilson Machado, ocorrida nessa semana, o presidente da República, Jair Bolsonaro, deixou lideranças do turismo nacional animadas. O presidente declarou que o turismo é o setor econômico que pode trazer mais retorno com o menor investimento para economia nacional e defendeu estímulos ao turismo setorizado, como o religioso e o desportivo – como os de mergulho, pesca subaquática e apneia.

“O país tem um grande potencial turístico a ser explorado que poderá contribuir para a economia. É um importante vetor para o desenvolvimento do Brasil. É o que com menor investimento traz mais receita para o País”, afirmou o presidente, que deu sinal verde à criação de arrecifes artificiais na costa brasileira, por meio de naufrágios provocados.

O Presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, esteve presente na cerimônia e disse, ao Rota Rio, ter saído bastante animado de lá depois da declaração do presidente sobre o Turismo. “Bolsonaro foi muito enfático. Creio que ele já tenha assimilado sobre a importância do Turismo para o país. Acredito que o turismo é uma agenda positiva e qualquer governo precisa de agenda positiva. Sobre Angra dos Reis, a intenção de transformar Angra numa Cancun é justamente para fomentar o turismo e isso não vai danificar o meio ambiente, mesmo porque, se isso acontecer estraga o atrativo. E a intenção é valorizar o local.  Ele falou também em relação à segurança, que é uma tese de campanha. Melhorando a segurança, melhora a movimentação turística de um determinado destino. Outro depoimento que Bolsonaro deu sobre o setor foi a intenção de afundar equipamentos para que haja incrementos para o turismo de mergulho. Por exemplo, afundar alguns navios nas costas brasileiras para se transformar em corais. Enfim, o presidente falou bastante em apoiar o turismo”, contou o Márcio Santiago, bastante animado.

O Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio também ficou satisfeito com as declarações do presidente sobre o setor. “Bolsonaro está empolgado com o turismo. Ele mencionou sobre Turismo Religioso e Turismo de Mergulho, como importantes viés que devem ser explorados. Eu sou favorável. Fátima, em Portugal, por exemplo, recebe anualmente 7 milhões de turistas. Já Aparecida/SP, recebe 12 milhões. Isso mostra o quão forte é o segmento religioso no Brasil. Esperamos realmente melhorias para o turismo no país”, concluiu Alexandre Sampaio.  

Galvão

Galvão