Prefeito de Petrópolis sanciona lei que cria o Fundo Municipal de Turismo

O prefeito de Petrópolis, na região Serrana do Rio, Bernardo Rossi, sancionou a lei que cria o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). O objetivo é captar e centralizar recursos financeiros destinados ao desenvolvimento do setor na cidade, com melhoria na infraestrutura da recepção turística e no incremento da oferta de informações ao turista e aos operadores do setor, em projetos compartilhados com a iniciativa privada. Nota A no Mapa do Turismo Brasileiro e tendo o setor como um dos principais pilares da economia, o município tem avançado na área a cada dia. São mais de 2 milhões de turistas por ano.

O texto final do Fundo Municipal de Turismo foi aprovado pelos vereadores em junho e sancionado nesta sexta-feira, 5. O fundo vai reunir recursos como 50% da receita da bilheteria do Museu Casa de Santos Dumont; 100% das receitas provenientes do uso dos espaços públicos geridos pelo turismo;  captação de recursos federais e estaduais; convênios destinados ao fomento do turismo; dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outros.

Os recursos do FUMTUR serão aplicados em projetos que têm como objetivo fomentar e estimular o turismo em Petrópolis, além de aquisição de material para os projetos, equipamentos e infraestrutura para atendimento aos visitantes, entre outras atividades. A gestão do fundo fica a cargo da Turispetro. A execução das ações e projetos desenvolvidos e fomentados pelo fundo serão acompanhadas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *