Presidentes da FBHA e ABIH se reúnem com Governo para discutir inclusão de Airbnb na Reforma Tributária

Presidentes da FBHA e ABIH se reúnem com Governo para discutir inclusão de Airbnb na Reforma Tributária

Na tarde desta quarta-feira, 5, os presidentes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, se reuniram no Ministério da Economia com o secretário de Competitividade e Produtividade, Carlos Costa. Em pauta, a inclusão de plataformas de hospedagem, como a Airbnb, na Reforma Tributária.

Sampaio saiu otimista do encontro com o ‘braço-direito’ de Paulo Guedes. Segundo o presidente da FBHA, um relatório será produzido em 30 dias apontando um comparativo de como o tema tributário das plataformas de hospedagem familiar é tratado em outros países do mundo.

“Explicamos todo o cenário atual e o crescimento exponencial destas plataformas. Não queremos acabar com esse tipo de serviço, mas queremos que estas plataformas contribuam com os municípios, gerando algum tipo de receita, ou que seja ISS, através de um sistema de substituição tributária”, defende.

Por outro lado, Alexandre Sampaio enfatizou que se não houver algum tipo de medida do Governo Federal, todos os hotéis irão migrar para este tipo de sistema, como Airbnb, deixando de pagar impostos municipais. “A preocupação é grande e o Governo entende que isso deve ser tratado no bojo da Reforma Tributária”, destacou ao Rota Rio.

Uma nova reunião acontecerá dentro de um mês, data em que os valores arrecadados pelas plataformas de hospedagem será informado ao Governo, para que se tenha ideia de quanto os municípios estão deixando de receber.

Galvão

Galvão