Procon-Macaé adere ao ‘Programa Renegocia’

Procon-Macaé adere ao ‘Programa Renegocia’

Visando a busca de soluções para o pagamento de dívidas, o Procon-Macaé aderiu ao Programa Renegocia, promovido pelo Governo Federal, e está com atendimento à população até o dia 11 de agosto. O consumidor que quiser participar deve fazer o agendamento pelo WhatsApp (22 2759-0801), das 8h às 17h. O Renegocia abrange tanto dívidas bancárias quanto não bancárias, como débitos relacionados à energia elétrica, telefonia, água ou esgoto.

O mutirão segue até o dia 11 de agosto, e é realizado de forma presencial pelo Procon-Macaé, na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, que funciona na Rua Alfredo Backer, 363, no CETEP.

O Secretário Adjunto do Procon-Macaé, Gilcimar Prata, explica que a ideia do mutirão é atingir até 600 pessoas, e ajudar aquelas que estejam com dívidas a regularizar suas pendências. “A pandemia acabou por dificultar muitas pessoas a pagarem seus compromissos, o que até hoje não houve uma regularização. Esse programa veio para ajudar esses consumidores que querem regularizar suas dívidas e não conseguem”, disse.

Gilcimar pontuou, ainda, que este trabalho é uma forma de trazer dignidade para as pessoas. “Essas pessoas querem ter seu nome fora da lista do SPC e do Serasa”, reforçou.

As consumidoras Valdiceia Pereira e Milena Vidal aproveitaram a oportunidade do Programa Renegocia. Elas estão com problemas no cartão de crédito e, por isso, estão com o nome negativado. “Logo que soube do mutirão fiz meu agendamento. Espero ter uma boa resposta e poder quitar a dívida dentro daquilo que posso pagar. Quero limpar o meu nome”, contou Milena, que estava com um débito de R$ 300 no cartão e hoje a dívida chega a R$ 1,3 mil.

O mutirão tem como foco principal os superendividados, ou seja, pessoas que possuem um nível de endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento. Mas qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso pode participar. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda, e serão renegociadas dívidas bancárias e não bancárias.


O Renegocia é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.


Como posso participar do Renegocia?


Os consumidores interessados devem agendar seu horário para atendimento por meio do whatsapp do Procon- Macaé (22 2759-0801).


Para participar do mutirão é obrigatório levar o documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor deve levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.

daniel

daniel