Projeto Espraiado de Portas Abertas estimula o Turismo Rural em Maricá

Projeto Espraiado de Portas Abertas estimula o Turismo Rural em Maricá

Neste domingo, 14, das 9h às 17h, todos os bares e restaurantes do Espraiado, em Maricá, estarão abertos para um dia de gastronomia e cultura. Bandas e artistas do projeto ‘Pratas da Casa’ também estarão embalando a programação com pop rock, samba, MPB e sertanejo.

Os visitantes que passarem pelo bairro rural mais charmoso da cidade vão poder apreciar uma deliciosa Galinha Caipira. As atividades fazem parte do Espraiado de Portas Abertas.

Além do prato escolhido para esta edição, alguns bares e restaurantes disponibilizam outros sabores como carne assada, mariscada de carne de caranguejo com arroz no tucupi, bobó de camarão, costela feita no fogo de chão, doces típicos, bolos, tortas, entre outras iguarias. A Feirarte também estará no evento com seu artesanato, que fomenta e valoriza a cultura da cidade.

A Capela de São Jorge estará de portas abertas, das 9h às 17h, para os fiéis e turistas que queiram conhecer um pouco mais da história do santo protetor dos soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários. A Capela fica localizada na Estrada do Caranguejo – Onde é realizada a tradicional Festa do Glorioso São Jorge – Espraiado – Maricá – RJ. Lembrando que no próximo dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, feriado em todo estado do Rio de Janeiro.

Outra atividade interessante é a visitação à Fazenda Ibiaci, das 9h às 17h. No local será feita a distribuição gratuita de mudas de árvores frutíferas, será oferecida consultoria com agrônomos e também uma degustação de carne de jaca. Como chegar: através da RJ 106, entrar Estrada do Caranguejo e entrar à direita (antes da Capela de São Jorge) na Estrada Real de Saquarema–Maricá – RJ.

O céu estará enfeitado com aeromodelos e drones, durante a apresentação do grupo M3 – Maníacos por Modelismo, das 8h às 16h, na Estrada do Espraiado, 1253.

Para que as crianças não fiquem de fora, são oferecidas oficinas de contação de histórias, a partir das 9h, de arte em argila e guache, às 10h e também apresentações de palhaço e teatro, por volta das 11h, na E.M do Espraiado.

Segundo a fundadora do Espraiado de Portas Abertas e vice-presidente do Maricá Convention Visitors Bureau (CVB), Maria Regina Bastos Sebould Gomes Pereira, o objetivo é promover a sustentabilidade local, contribuir com a preservação e promoção da cultura e belezas da localidade e para a Cidade de Maricá, por meio do Turismo Rural.

“Nossa região rural do Espraiado, em Maricá, é lindíssima e este projeto surgiu, em 2008. De reunião em reunião, fomos recebendo o apoio dos comerciantes locais. Iniciei o trabalho com ajuda de voluntários cadastrando os interessados e as atividades de cada um. A união de todos foi fundamental para esse processo. Os participantes passaram a ter o compromisso de abrir seus estabelecimentos e casas todo primeiro domingo de cada mês, das 9 às 17h, com pratos elaborados com algum produto agrícola do Espraiado. Também eram apresentados artesanatos e alguma atração da região. A ação começou a chamar atenção das autoridades de Maricá. Em 2013, devido a necessidade de infraestrutura para melhor atendimento aos visitantes foi disponibilizado a continuidade e organização do evento pela Prefeitura de Maricá. Fico feliz de ter colaborado para minha região e para Maricá, com a criação deste projeto de turismo rural Espraiado de Portas Abertas, que vem crescendo a cada edição, provando que a união faz acontecer”, disse.

Galvão

Galvão

2 comentários sobre “Projeto Espraiado de Portas Abertas estimula o Turismo Rural em Maricá

  1. O evento Espraiado de Portas Abertas já existe há 10 anos, senpre foi um sucesso! Agora com a divulgação da RotaRio de da M1NewsTV.com acho ficará melhor ainda. Parabéns pela divulgação.

  2. O evento Espraiado de Portas Abertas já existe há 10 anos, sempre foi um sucesso! Agora com a divulgação da RotaRio e da M1NewsTV.com acho ficará melhor ainda. Parabéns pela divulgação.

Comentários estão encerrado.