Secretaria de Turismo de Maricá participa do Congresso Brasileiro de Conventions Bureaux, em Brasília

Secretaria de Turismo de Maricá participa do Congresso Brasileiro de Conventions Bureaux, em Brasília

Acontece em Brasília hoje e amanhã, 22 e 23, a XI edição do Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux. O evento reúne gestores privados e públicos de todas as regiões do país em um dos encontros mais importantes do trade brasileiro.

Maricá está presente ao evento sendo representada pelo secretário de Turismo, Robson Dutra, que está acompanhando a comitiva do Estado do Rio de Janeiro, liderada pelo presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux (FC&VB-RJ), Marco Navega.

O Congresso acontece em dois locais no Distrito Federal: na sede da CNM – Confederação Nacional de Municípios – e no auditório Nereu Ramos, na Congresso Nacional. 

Entre os temas que serão abordados no evento estão: Compliance; Desafios e Experiências na Área do Turismo; Impactos na Isenção de Vistos para Entrada no Brasil; Os Benefícios na Legalização dos Cassinos; O Papel da Imprensa no Desenvolvimento do País, entre outros.

Robson Dutra e o presidente do Brasil CVB, Marcio Santiago

Segundo Robson Dutra, Maricá vai entrar, a partir deste ano, em um processo intensificado de profissionalização do Turismo – o que deverá ampliar o interesse de investidores nesse segmento na cidade.

“Iniciamos em 2018 um trabalho de diagnóstico e fortalecimento das vocações turísticas com o apoio técnico da Federação de CVBx, e, neste ano, vamos avançar com a estruturação do calendário de eventos turísticos, apoio aos empresários locais e promoção de Maricá em diversos mercados. Nosso objetivo é trazer turistas que venham  desfrutar e consumir cada vez mais na cidade”, ressalta o secretário.

Segundo o presidente da Federação de CVBx do RJ, para o sucesso de um destino turístico é fundamental aliar investimentos em infraestrutura, bons produtos e atrativos, qualificação do setor e a logística turística. 

“Reconhecemos no prefeito, Fabiano Horta, e no secretário de Turismo, Robson Dutra, essa preocupação em investir na infraestrutura, melhorando os acessos, a urbanização dos espaços públicos e promovendo grandes eventos com excelência. Não tenho dúvidas que Maricá já se tornou, em poucos anos, um dos destinos turísticos mais promissores do nosso país”, destaca Navega.

O coordenador de Projetos da FC&VB-RJ, José Alexandre Almeida, enfatiza a integração das áreas públicas de Maricá nessa organização do turismo, destacando a importância da CODEMAR, sob a liderança do presidente José Orlando Dias, na estruturação dessas ações que estão em curso na cidade .

Um grande avanço, e que já está gerando bons frutos na cidade, foi a criação em 2018, do Maricá Convention & Visitors Bureaux, presidido pelo empresário Paulo Santos, da PDX Gestão Empresarial.  A entidade vem reunindo importantes segmentos do turismo e já está preparando vários projetos para serem executado a partir deste ano . 

“Entendemos que quem deve operar o turismo na ponta é o setor privado. A nós, do poder público, cabe fomentar e criar condições para o desenvolvimento”, frisa Robson Dutra.

Fotos: Luciana Barbosa – presidente SJC CVB

Galvão

Galvão