Temporada de Montanhismo começa neste sábado

A temporada de montanhismo no Brasil, que acontece de maio a setembro, começa oficialmente neste sábado, dia 27 de abril, com o Festival anual Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), na Urca, Rio de Janeiro. O evento marca o começo do período mais adequado para o esporte no país e é aberto ao público, com programação envolvendo atividades ecológicas, educação ambiental, demonstrações de técnicas de escalada e resgate, apresentação de equipamentos, campeonato de escalada, cinema de montanha e ações de “montanhismo social”.

O festival faz a divulgação da diversidade de montanhas existentes no Brasil no período em que as condições climáticas são ideais para a prática do esporte e turismo nas alturas.

Além do evento no Morro da Urca, o festival acontecerá em Teresópolis, na Praça Olímpica, 17 de maio e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, dia 18 de maio.

Teresópolis, a cidade do Dedo de Deus, símbolo brasileiro do montanhismo, está pronta para a Temporada 2019 de trilhas e escaladas. Sede de três unidades de conservação – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Municipal Montanhas de Teresópolis -, o município, além da Natureza exuberante, com montanhas para todos os níveis de experiência e trilhas para as mais variadas idades e condições física, tem excelente infraestrutura de hospedagem, gastronomia variada  e atrativos culturais.

De acordo com o subsecretário de Turismo, Henrique Silva, as montanhas deTeresópolis são únicas por oferecer atrativos para famílias inteiras. “Pelas trilhas ou nas escaladas temos muita biodiversidade, vistas fantásticas, tanto de dia, quando se pode ter horizontes de 360 graus e se pode avistar a Baía de Guanabara e muitas áreas do Grande Rio, quanto à noite quando em noites claras se avista a Via Láctea completa diante de seus olhos e até estrelas cadentes. São verdadeiros espetáculos”, revela, acrescentando que bem próximo, ao alcance dos olhos, se tem todas as nuances de cores de variados tons de verde ao colorido intenso das flores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *