22ª Semana de Museus: Exposição “Dossiê Nilo Peçanha” no Museu Histórico

22ª Semana de Museus: Exposição “Dossiê Nilo Peçanha” no Museu Histórico

Mostra é uma homenagem à vida e ao legado do primeiro presidente negro do Brasil, com réplicas de documentos históricos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) — equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) — receberá, a partir desta sexta-feira (17), a exposição “Dossiê Nilo Peçanha”, com visitação até o dia 10 de junho. A ação faz parte da participação do MHCG na 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”.

Vadinho Ferreira / Divulgação

A exposição é uma homenagem à vida e ao legado do primeiro presidente negro do Brasil, oferecendo uma oportunidade única para os visitantes explorarem sua trajetória, por meio de documentos e fotos originais da Coleção Nilo Peçanha — acervo da Biblioteca Municipal, sob guarda do Museu Histórico.

O aspecto mais envolvente da exposição é a oportunidade de examinar réplicas de documentos históricos que estiveram diretamente ligados a Nilo Peçanha. Esses documentos incluem cartas, discursos, leis e outras peças que mostram sua influência e contribuição para a história do Brasil. Cada réplica foi cuidadosamente reproduzida para fornecer uma experiência autêntica aos visitantes, permitindo-lhes desvendar o significado e a importância de cada documento.

Foto: Antônio Filho 

“Em sintonia com o tema da 22ª SNM, dedicada à educação e pesquisa, estamos orgulhosos de apresentar uma exposição que destaca a notável trajetória de um dos maiores estadistas fluminenses e o primeiro presidente negro do Brasil, que tinha raízes em Campos. Nesta emocionante jornada pela história, os visitantes terão acesso privilegiado à documentação da Coleção Nilo Peçanha. Visitas de grupos podem ser agendadas por meio do telefone (22) 98179-4455”, detalha a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.

Foto: Vadinho Ferreira / Divulgação

Estudantes do Liceu de Humanidades de Campos passaram a manhã desta sexta visitando o Museu. Um grupo de alunos ficou encantado com a riqueza de informações sobre o político e cidadão campista. “Eu achei muito interessante, pois aprendi várias coisas que são muito importantes sobre Nilo Peçanha. Fiquei muito orgulhosa de saber que ele nasceu em Campos”, contou a estudante Sara Barbosa, aluna 8° ano.

Galvão

Galvão