Friburgo registra geada e a menor temperatura do ano

Friburgo registra geada e a menor temperatura do ano

Desta vez, o frio do inverno chegou com força em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A frente fria anunciada para esta semana provocou quedas bruscas na temperatura e geada nesta quarta-feira, dia 31, na cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a menor temperatura do ano no município: 0,9º C em Salinas, bairro rural pertencente ao distrito de Campo do Coelho.

As temperaturas na cidade serrana foram menores até do quem em Campos do Jordão, no estado de São Paulo, um dos lugares mais frios do país e que marcou, também nesta quarta, 1,1º C.

Em terras friburguenses, o frio foi tão intenso que o guia de turismo Paulo Braga Júnior, registrou a mudança no cenário.

Diariamente ele sobe ao Pico da Caledônia a trabalho e diz estar acostumado a baixas temperaturas, mas ele confessa que este foi um dia marcante:

Foi um dos dias mais congelantes deste ano, com maior intensidade de geada. Em alguns pontos da guarita, a água acumulada da chuva se transformou em placas de gelo.

As imagens registradas por ele mostram a vegetação branquinha, coberta por gelo.

Vale lembrar que o inverno só termina oficialmente no dia 22 de setembro.

Para os próximos dias, a previsão é que as temperaturas permaneçam baixas, mas com uma discreta subida, que acontece gradativamente, ao longo da semana.

Nesta quinta, 1º de setembro, as mínimas e máximas irão variar entre 7º C e 21º C.

Na sexta, dia 2, a mínima permanece em 7º C, mas a máxima pode chegar a 24º C.

Já no sábado, 3, a mínima prevista é de 10º C e a máxima de 26º C.

Multplix

Galvão

Galvão