Semana do Consumidor em Cabo Frio terá mutirão de renegociação de dívidas
Os consumidores de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, terão uma boa oportunidade de aprender sobre consumo e até pagar dívidas na Semana do Consumidor, que começa nesta segunda-feira, dia 13, em vários pontos da cidade.
A programação de responsabilidade do Procon do município vai até a sexta-feira, dia 17, e serão realizadas palestras, mutirão de negociação com as concessionárias Enel e Prolagos e, ainda, o lançamento do selo ‘Empresa Amiga do Consumidor’.
De acordo com a administração municipal, as ações servem para reforçar o compromisso do órgão em orientar o público quanto aos seus direitos nas relações de consumo e garantir que eles sejam preservados frente aos prestadores de serviço.
Ações por toda cidade
Segundo a prefeitura, nesta segunda, 13, haverá a abertura oficial da programação da Semana, com rodas de palestras promovidas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, com o tema ‘Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes’.
Na terça-feira, 14, as palestras serão realizadas às 10h, no Cras de Botafogo, em Tamoios; e às 14h, no Cras do Manoel Corrêa. As palestras serão ministradas pelas advogadas Mônica Mello e Juliana Mangorra, da equipe do Procon de Cabo Frio.
Já na quarta-feira, 15, data que marca o Dia do Consumidor, e na quinta, 16, serão realizados mutirões de negociação para atender aos consumidores que precisam de auxílio para colocar suas contas em dia junto às concessionárias de serviços Enel e Prolagos.
De acordo com o governo municipal, o mutirão será feito na sede do Procon de Cabo Frio, no bairro Braga. Nesses dois dias, também haverá atendimento feito pela van itinerante da Enel, para receber reclamações dos consumidores de forma geral.
Marcando o encerramento da Semana do Consumidor, na sexta-feira, dia 17, será dado início ao ‘Projeto Procon na Escola’, em parceria com a Secretaria de Educação. Na parte da manhã, será feita uma visita à Escola Municipal Alfredo Castro.
A ideia é que estudantes da faixa etária entre 14 e 15 anos participem de uma palestra sobre o Procon e educação financeira. Na ocasião, alguns alunos serão convidados a participar de uma fiscalização a um estabelecimento comercial próximo da escola.
Também na sexta, 17, será lançado o Projeto ‘Empresa Amiga do Consumidor’, pelo qual as empresas que atenderem a critérios previamente estabelecidos pelo Procon de Cabo Frio receberão o selo de ‘Amiga do consumidor’.
A secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, comentou sobre a importância do evento para o estímulo às relações de consumo conscientes:
Através das ações de educação para o consumo e as palestras para a população vulnerável promovemos uma de nossas missões institucionais, enquanto colaboramos para a redução de conflitos nas relações consumeristas.
Confira a programação completa
Segunda-feira (13/03)
- 15h30 – Palestra ‘Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes’, com as advogadas do Procon Juliana Mangorra e Mônica Mello, no Cras da Praia do Siqueira
Terça-feira (14/03)
- 10h – Palestra ‘Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes’, com as advogadas do Procon Juliana Mangorra e Mônica Mello, no Cras de Botafogo, em Tamoios
- 14h – Palestra ‘Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes’, com as advogadas do Procon Juliana Mangorra e Mônica Mello, no Cras do Manoel Corrêa
Quarta-feira (15/03)
- 9h às 16h – Mutirão de negociação de débitos com as concessionárias Enel e Prolagos, na sede do Procon, no Braga (rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292).
No local, haverá atendimento da van itinerante da Enel, para o recebimento de reclamações e pedidos.
Quinta-feira (16/03)
- 9h às 16h – Mutirão de negociação de débitos com as concessionárias Enel e Prolagos, na sede do Procon, no Braga (rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292).
No local, haverá atendimento da van itinerante da Enel, para o recebimento de reclamações e pedidos.
Sexta-feira (17/03)
Turno da manhã – Implantação do projeto “Procon na Escola”, na Escola Municipal Alfredo Castro, com palestra sobre o Procon e educação financeira, com a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, pelo advogado do Procon, Guilherme Calixto, e pelo advogado e vereador Thiago Vasconcellos.
Também haverá o lançamento, pelas redes sociais, do selo ‘Empresa Amiga do Consumidor’, que vai reconhecer os estabelecimentos que possuem boas práticas nas relações com os clientes.
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