Projeto Estude + 2023 chega à terceira etapa
Ao chegar à terceira etapa, o Projeto Estude + 2023 cumprirá a parte final da meta de recomposição da aprendizagem durante este ano letivo. Por consequência da pandemia da Covid-19, as escolas tiveram altos índices de evasão, baixo engajamento dos alunos e disparidade em relação ao acesso à aprendizagem. Com o retorno presencial, foi necessário desenvolver estratégias, identificar e dimensionar os consequentes prejuízos, na busca de caminhos e soluções que possibilitem a normalização do processo de estudo.
Ainda esta semana, as equipes gestoras e técnicas das unidades escolares tuteladas pela Secretaria Municipal de Educação recebem os links de acesso aos planos de trabalho para desenvolvimento junto aos alunos, conforme planejamento e organização de cada escola. Os Planos de Trabalho do Estude + 2023 podem ser utilizados como proposta de atividades extras, atividades complementares, atividades de reforço escolar e ainda atividades para a progressão parcial.
São ferramentas do projeto o estudo de apostilas elaboradas de acordo com o Caderno de Orientação Curricular para o Ensino Fundamental Anos Finais, a Base Nacional Comum Curricular e os livros didáticos adotados na rede pública municipal de ensino, garantindo ao estudante a continuidade dos estudos, visando alcançar resultados significativos e assertivos. As etapas anteriores estiveram voltadas, respectivamente, para a elaboração e revisão do Estude + 23.
A recomposição da aprendizagem é um direito do estudante e obrigação do Sistema de Ensino. Nesse sentido, a Superintendência de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio compreende que é possível construir uma proposta de ensino e aprendizagem a partir do diagnóstico realizado no ano de 2022, para desenvolver mecanismos de apoio à aprendizagem dos estudantes que apresentam dificuldades e defasagens no processo educacional.