Operação de nova base da Manserv garante geração de 2,5 mil empregos

Operação de nova base da Manserv garante geração de 2,5 mil empregos

A entrega da Licença Municipal de Operação, realizada nesta quinta-feira (13) pela prefeitura, consolida investimentos estimados em mais de R $30 milhões da Manserv, empresa voltada ao segmento de manutenção offshore que vai gerar somente neste ano cerca de 2,5 mil novos empregos.

A licença, que oficializa a liberação das atividades da nova base da empresa, a partir de novos contratos assinados com a Petrobras e a Baker Hughes, foi entregue pelo prefeito Welberth Rezende ao vice-presidente da Manserv, Márcio Fraga, no encontro que contou também com a participação de diretores e gerentes que atuam nas linhas de manutenção e transformação de peças para embarcações offshore.

“Esse momento representa a principal entrega do nosso governo que é consolidar investimentos e garantir a geração de empregos. A Manserv representa a nova era do petróleo em Macaé, que junto ao gás natural, projeta um futuro de progresso e de muita prosperidade para a nossa população”, destacou o prefeito.

Presente em Macaé desde 2014, a Manserv expande as operações no município e passa a ocupar área de 34 mil metros quadrados, ampliando assim a sua capacidade de produção de cinco toneladas para 25 toneladas, por mês, de peças que atendem a dinâmica de exploração e produção de reservas situadas nas Bacias de Campos e de Santos.

“Hoje é um dia de comemoração para a nossa empresa por marcar a consolidação de um projeto em desenvolvido há três anos e que representa um investimento próprio de R $30 milhões, considerado o maior em nossas operações no Brasil. A receptividade do governo municipal fortalece a nossa vontade de empreender”, destacou Márcio.

Com a liberação da LMO, a empresa já inicia o processo de contratação de novos funcionários para a base de Macaé, ampliando assim o seu quadro de trabalhadores de 1,2 mil para 3,7 mil empregados ao longo deste ano.

“A celeridade nos processos de licenciamento, com responsabilidade, transparência e legalidade, é o compromisso do governo. O resultado deste novo olhar sobre a dinâmica da economia da cidade está representado na liderança de Macaé na geração de empregos na nossa região”, pontuou Juninho Luna, secretário de Governo.

A política de incentivo aos novos empreendimentos na cidade, desenvolvida pelo governo através da garantia de redução de 18% para 2% na incidência do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), investimentos em infraestrutura e a simplificação dos processos de licenciamento, também representa a expansão das operações de empresas ligadas à cadeia produtiva de óleo, gás e energia.

“Essa nova realidade fiscal e tributária da cidade é um grande incentivador para que empreendedores tomem a decisão de se instalar em nossa cidade. E a proximidade com as empresas nos permite conhecer também a demanda por contratações de mão de obra local”, destacou Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A entrega da licença também contou com a participação da secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, além da equipe da Manserv: Bruno Lima, gerente de operações; Cléber Faedo, diretor regional; Fábio Vianna, diretor regional; William Oyti, gerente de contrato; e Thaísa Assis, responsável pela base macaense.

Qualificação
No encontro com a diretoria da Manserv, o prefeito Welberth Rezende também destacou a iniciativa do governo em conhecer a demanda de contratação de mão de obra técnica das novas empresas em instalação e expansão na cidade, com objetivo de promover cursos gratuitos de qualificação dos trabalhadores da cidade, garantindo também o acesso ao chamado “primeiro emprego”.

“É de nosso interesse conhecer a demanda de contratação das empresas, e garantir ao trabalhador da cidade a qualificação necessária para assumir essas novas oportunidades de trabalho”, ressaltou o prefeito.

A iniciativa do governo em garantir, junto à Petrobras, o fim da exigência de experiência para profissionais que atuam em áreas específicas do segmento offshore também auxilia na ampliação das novas contratações da mão de obra local.

Galvão

Galvão