Mais Médicos:Friburgo adere ao novo edital do programa

Mais Médicos:Friburgo adere ao novo edital do programa

Terminou nesta terça-feira, 25, o prazo para as prefeituras de todo o Brasil fazerem a adesão ou a renovação dos municípios ao programa federal Mais Médicos. De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o município já fez sua parte com a adesão e agora aguarda os trâmites do edital para, efetivamente, após a conclusão do processo junto ao Ministério da Saúde, poder alocar os futuros profissionais. Se for contemplado, os profissionais de saúde do Programa Mais Médicos se juntarão aos 17 do Ministério da Saúde, que hoje atuam nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Ao todo, o Mais Médicos dispõe de 6.252 vagas previstas pelo edital para 2.074 municípios em todo o país. E segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, foi solicitado o número máximo de médicos previsto para cada município: 12. Mas isso não significa que o município será contemplado com o total solicitado. De acordo com o Ministério da Saúde, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. A pasta informou também que o resultado preliminar das prefeituras a serem contempladas deve ser divulgado “nos próximos dias”.

Para esta edição, o ministério destaca o fato de ter adotado uma estratégia de incentivo, a fim de atrair os profissionais, com os médicos tendo a oportunidade de se especializar em medicina de família e comunidade durante a participação no programa, com oportunidades de mestrado e incentivos financeiros para pagamento da dívida com o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Licença maternidade

De acordo ainda com o Ministério da Saúde, há também outros benefícios, como para as médicas que se tornarem mães, haverá complementação do auxílio pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante o período de licença de seis meses. Além disso, os pais terão direito a 20 dias de licença remunerada.

Por meio de nota divulgada pelo Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, disse que o programa é uma “política pública extensa e vigorosa que consegue cumprir o que promete: alocar médicos em regiões remotas e de alta vulnerabilidade”.

Abril de 2014: primeira vez que a cidade recebeu médicos do programa

A primeira vez que Nova Friburgo recebeu médicos do programa Mais Médicos, foi em abril de 2014, quando 16 profissionais cubanos, que curiosamente compunham oito casais, chegaram ao município para atender a população. Eles ficaram aqui até novembro de 2018, quando o Governo de Cuba deixou o programa e os profissionais tiveram que voltar para seu país de origem.

Aqui, eles atuaram em várias ESFs, em 16 equipes que foram formadas. A estimativa de atendimento, na época, era de 64 mil pessoas, pois é possível atingir entre três e quatro mil habitantes por médico a cada ano. Eles cumpriam 32 horas semanais nos postos de saúde, mais oito horas de estudo. E ainda faziam visitas domiciliares, uma vez por semana, a pacientes cadastrados pelos agentes comunitários. 

Agência Brasil

Galvão

Galvão