Teresópolis terá programação especial durante a 21ª Semana Nacional de Museus
Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, terá uma programação especial pela 21ª Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’.
O evento começa a partir das 10h desta terça-feira, dia 16, e contará com uma variedade de atividades, como exposições, contação de histórias, sarau e exibição de documentários.
De acordo com a prefeitura, o lema na cidade será ‘Patrimônio Terê – Conhecer hoje para preservar; preservar para que o amanhã possa conhecer’.
Toda a programação será gratuita e vai acontecer na Casa da Memória Arthur Dalmasso, localizada na Várzea.
A programação em Teresópolis segue até sexta-feira, dia 19, com o Projeto CineClube, que exibirá documentários sobre patrimônio.
Programação completa
Terça-feira, 16/ Sexta-feira, 19
- 10h às 17h: Exposição
Quarta-feira, 17
- 14h às 15h30: Contação de histórias com Cláudia Coelho, do projeto ‘Cantando e Contando as Lendas do Mirante da Granja Guarani’
- 19h: Sarau com a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla) e palestra sobre o ‘Valor do Patrimônio Cultural’ com o historiador Artur Esteves
Sexta-feira, 19
- 19h: Projeto CineClube com exibição dos documentários ‘Casa de Chico Mendes’ e ‘Caboclos da Liberdade’, sobre patrimônio
A Casa da Memória Arthur Dalmasso fica localizada na praça Baltasar da Silveira, 91, na Várzea.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para comemorar o Dia Internacional de Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.
O evento tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação com a sociedade.
O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e o Ministério da Cultura são parceiros dessa ação.
A escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e, neste ano, tem o intuito de lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.
Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários, tornando-se assim importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de ‘bem-viver’.