Sesc Friburgo vai ganhar polo educacional referência no Brasil
Uma boa notícia para Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Segundo informações do Serviço Social do Comércio (Sesc), a cidade vai ganhar um polo educacional referência no Brasil.
O complexo terá diversos projetos na cidade e no estado, como pré-vestibular gratuito, atividades em contraturno escolar – que o tempo dedicado às atividades extracurriculares, que são realizadas no turno contrário ao das aulas obrigatórias – além de área de arte, ciência e tecnologia.
De acordo com o Coordenador de Arquitetura do Sesc RJ, Erick Carvalho, o espaço será muito importante para o estado:
Com ambientes totalmente acessíveis, bem planejados, lúdicos e confortáveis, os alunos terão toda a possibilidade de um alto rendimento no aprendizado, tendo em vista que as atividades previstas servem como modelo para atuação do Sesc em todo o Estado do Rio.
A previsão da Gerência de Infraestrutura e Engenharia do Sesc RJ é que a obra, atualmente 40% concluída, seja entregue até dezembro deste ano.
O polo funcionará em uma área de 1.800m² no interior da unidade, que fica no Centro.
O Sesc informou que a construção desse polo integra uma lista de dezenas de projetos e intervenções de engenharia e arquitetura, entregues recentemente e previstos para os próximos meses:
O objetivo da instituição é aprimorar constantemente a infraestrutura das suas unidades para, assim, oferecer serviços de excelência à população.
Projetos que serão implementados no polo
De acordo com a instituição, o espaço permitirá ao Sesc Nova Friburgo ampliar e aprimorar o pré-vestibular gratuito ‘Futuro em Curso’.
O projeto é oferecido para alunos com renda familiar de até três salários mínimos e foi destaque em aprovação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Apenas na primeira chamada, quase 50% dos matriculados ingressaram em concorridas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todos os aprovados são oriundos de escolas públicas.
O Sesc+ Infância, projeto de educação complementar que oferece atividades no contraturno escolar para crianças de famílias de baixa renda, também vai ser um dos serviços oferecidos no local.
Atualmente, a atividade é realizada em 12 unidades do estado, e a iniciativa é referência internacional, tendo sido apresentada como um case de sucesso em eventos internacionais, em Lausanne, na Suíça, e em Monterrey, no México.
Está prevista ainda a instalação de um espaço de Arte, Ciência e Tecnologia semelhante ao existente na unidade da Tijuca, zona norte da capital.
Esse ambiente de experimentação, observação e aprendizagem terá diversas ferramentas digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até os protótipos.
A estrutura também receberá cursos de idiomas, brinquedoteca, horta educativa e salas multiuso para atender diversos eventos simultâneos.
Alexandre Couto, gerente do Sesc Nova Friburgo, falou sobre a futura implantação da educação integral no polo:
Todas essas atividades educacionais serão desenvolvidas dentro de um ambiente que estimula a criatividade e o aprendizado, repleto de programações de lazer e cultura, que podem ser utilizadas por professores e instrutores como ferramentas de complementação das lições ensinadas.