Rio das Ostras elege delegados para Conferência Estadual de Assistência Social

Rio das Ostras elege delegados para Conferência Estadual de Assistência Social

Dez delegados vão representar Rio das Ostras na Conferência Estadual de Assistência Social. A escolha foi feita durante a Conferência Municipal, após debates sobre os cinco eixos temáticos que fornecerão subsídios para a discussão e formulação de políticas públicas no Município nos próximos anos. Estiveram presentes representantes de usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Conselho Municipal de Assistência Social e da Administração Municipal.

Os delegados eleitos foram: Matheus Oliveira e José Ruy de Oliveira, representantes os assistidos do SUAS como pessoa surda e usuário do dormitório Casa do Sorriso; Gabriela, representante dos Trabalhadores do SUAS; Clécia Nascimento e Fabiana Aldaci, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social. Representando a Administração Municipal, foram escolhidos: Rosimara Valadares; Rose Forte; Giselly Leão; Carlos Vinicius; Carolina Magalhães.
A Conferência Estadual ocorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro na Capital Fluminense.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL – Durante a Conferência Municipal, realizada no último sábado, Rio das Ostras discutiu temas relevantes para a construção de políticas públicas de assistência social. Na abertura da 12ª Conferência de Assistência Social, os participantes assistiram a apresentação do coral dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de uma demonstração de Kickboxing da Associação Égide C.T. Em seguida, autoridades enfatizaram a importância da conferência para a sociedade.

“Estamos empenhados em construir uma sociedade mais justa e inclusiva. A participação ativa de todos é essencial para alcançarmos esse objetivo”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social, ao apresentar os avanços do setor nos últimos anos.

A conselheira tutelar titular do Conselho Tutelar Estadual de Assistência Social, Fabiana Rosa da Silva, ministrou a palestra “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Durante a tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir os eixos temáticos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos, Benefício e Transparência de Renda. “São temas muito importantes que devem ser debatidos por todos, pois a construção é coletiva”, afirmou Rosimara Valadares, subsecretária de Assistência Social.

Estiveram presentes Bruno Valente, assessor de Gabinete, representando o prefeito Marcelino Borba; os vereadores João Francisco de Souza Araújo, líder do Governo, Sidnei Mattos Filho, além de Clécia Nascimento de Andrade, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Maria Leonor de Castro, usuária do Cras Central.

Galvão

Galvão