Rio das Ostras elege delegados para Conferência Estadual de Assistência Social
Dez delegados vão representar Rio das Ostras na Conferência Estadual de Assistência Social. A escolha foi feita durante a Conferência Municipal, após debates sobre os cinco eixos temáticos que fornecerão subsídios para a discussão e formulação de políticas públicas no Município nos próximos anos. Estiveram presentes representantes de usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Conselho Municipal de Assistência Social e da Administração Municipal.
Os delegados eleitos foram: Matheus Oliveira e José Ruy de Oliveira, representantes os assistidos do SUAS como pessoa surda e usuário do dormitório Casa do Sorriso; Gabriela, representante dos Trabalhadores do SUAS; Clécia Nascimento e Fabiana Aldaci, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social. Representando a Administração Municipal, foram escolhidos: Rosimara Valadares; Rose Forte; Giselly Leão; Carlos Vinicius; Carolina Magalhães.
A Conferência Estadual ocorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro na Capital Fluminense.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL – Durante a Conferência Municipal, realizada no último sábado, Rio das Ostras discutiu temas relevantes para a construção de políticas públicas de assistência social. Na abertura da 12ª Conferência de Assistência Social, os participantes assistiram a apresentação do coral dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de uma demonstração de Kickboxing da Associação Égide C.T. Em seguida, autoridades enfatizaram a importância da conferência para a sociedade.
“Estamos empenhados em construir uma sociedade mais justa e inclusiva. A participação ativa de todos é essencial para alcançarmos esse objetivo”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social, ao apresentar os avanços do setor nos últimos anos.
A conselheira tutelar titular do Conselho Tutelar Estadual de Assistência Social, Fabiana Rosa da Silva, ministrou a palestra “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Durante a tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir os eixos temáticos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos, Benefício e Transparência de Renda. “São temas muito importantes que devem ser debatidos por todos, pois a construção é coletiva”, afirmou Rosimara Valadares, subsecretária de Assistência Social.
Estiveram presentes Bruno Valente, assessor de Gabinete, representando o prefeito Marcelino Borba; os vereadores João Francisco de Souza Araújo, líder do Governo, Sidnei Mattos Filho, além de Clécia Nascimento de Andrade, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Maria Leonor de Castro, usuária do Cras Central.