PM deve voltar a atuar no trânsito em Nova Friburgo
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do titular da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Renato de Souza, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Polícia Militar (SEPM), iniciaram as discussões para firmar um convênio que vai autorizar os oficiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) a fiscalizarem o trânsito de Nova Friburgo pelo prazo de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a publicação do convênio deverá ser feita pela SEPM no prazo de 20 dias contados da sua assinatura, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, ainda sem data marcada. A prefeitura informou também que tanto os agentes da Smomu quanto a PM irão atuar na fiscalização do trânsito na cidade, mas o destino dos valores arrecadados com as multas continuará sendo o Fundo de Mobilidade Urbana de Nova Friburgo. Da mesma forma, os veículos rebocados serão também continuarão sendo levados para o pátio da Smomu, no bairro Olaria.
Segundo ainda o Governo Municipal, os 15 agentes de trânsito da Smomu continuarão fazendo o serviço de fiscalização na cidade, mas passarão a contar também com o apoio e reforço da PM. De acordo com o Governo do Estado, ainda não há detalhes sobre a forma de atuação e o número de agentes que deverão atuar no trânsito na cidade.
Um problema crônico
Infrações no trânsito de Nova Friburgo são uma rotina. Além de cometer irregularidades ao dirigir, como fazer ultrapassagens em locais proibidos, o estacionamento em local não permitido e sinalizado é uma das infrações campeãs. A Smomu admite a carência de vagas rotativas no centro e vem estimulando o estacionamento de curta duração em diversos espaços com a delimitação de vagas, onde é permitido o estacionamento de veículos por 20 ou 30 minutos, com o pisca-alerta do veículo acionado. A medida visa estimular a rotatividade, ou seja, a mesma vaga ser ocupada por mais de um veículo em um determinado espaço de tempo, enquanto o sistema de estacionamento rotativo com cobrança de taxa não é implantado.
Infelizmente, muitos motoristas continuam insistindo em estacionar por tempo indeterminado nas vagas de curta duração e nos espaços determinados à carga e descarga de caminhões. O estacionamento em fila dupla e em portas de garagens também é outra irregularidade constantemente flagrada pelos agentes de trânsito da Smomu. A pasta espera que com o reforço da PM, as infrações diminuam.