Arraial ganha nova lancha para reforçar a fiscalização
A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, conta agora com uma nova lancha para reforçar a fiscalização na cidade.
A intenção é aprimorar as operações de proteção e combate a crimes ambientais.
De acordo com a prefeitura, o veículo foi adquirido nessa segunda-feira, dia 31, e vai integrar a frota de veículos aquáticos da Secretaria do Ambiente e Saneamento.
A lancha é do tipo ‘Flex-680 Cabin Militar’.
Ainda de acordo com a administração municipal, o mais novo veículo foi comprado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e do ICMS ecológico.
A lancha, que será operada pelo Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (Gopam), foi entregue oficialmente na manhã dessa segunda pelo prefeito Marcelo Magno.
Além dos equipamentos básicos de segurança, a lancha é equipada com rádio de comunicação, carreta rodoviária militar, GPS, sonar, machado, croque telescópico, binóculo militar, entre outros acessórios.
A aquisição da lancha ocorre um dia antes do início do período de defeso na Lagoa de Araruama, que restringe a pesca com o objetivo de garantir o crescimento das espécies de peixes.
O governo municipal informou que o veículo irá auxiliar no combate a infrações e na preservação da área.
A prefeitura ressaltou ainda que os crimes ambientais que acontecem dentro da Reserva Extrativista (Resex) são rigorosamente fiscalizados pelo ICMBio.
A Secretaria do Ambiente e Saneamento disponibiliza um canal direto de denúncias para garantir a manutenção desse período: o número do WhatsApp é (22) 99936-1255.