Pescadores da Colônia de Quissamã recebem Certificados do Curso de Formação de Pescador
Habilitação obrigatória para a atividade da pesca, a Carteira de Inscrição e Registro foi conquistada por mais 17 pescadores de Quissamã por terem concluído o Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ), oferecido pela Capitania dos Portos de Macaé, em parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
A solenidade de entrega da documentação e certificado foi realizada nesta terça-feira (5), na Colônia de Pescadores Z-27, e contou com presença da prefeita Fátima Pacheco, do Comandante da Capitania dos Portos de Macaé, de Fragata Carlos Mariano do Espírito Santo Filho, e do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca.
“Destacar a parceria com a Capitania dos Portos que entende a importância da atividade pesqueira para Quissamã. Temos uma Colônia de Pescadores bastante atuante conosco na busca dos seus direitos. A pesca é uma atividade importantíssima e vamos avançando e trabalhando para manter os pescadores regularizados”, disse Fátima.
O Comandante de Fragata explicou que o Curso busca habilitar o pescador com as competências exigidas para inscrição de aquaviário na categoria de Pescador Profissional (POP) e Motorista de Pesca (MOP), para o exercício da atividade exclusiva da pesca em embarcações de até dez Arqueação Bruta (AB), empregadas na navegação interior e nas áreas de navegação definidas nos limites estabelecidos, não podendo afastar-se mais de 50 milhas da costa.
“A Capitania dos Portos é o órgão que regulariza a profissão dos pescadores. A partir dessa formação, em parceria da Prefeitura e da Colônia de Pescadores, esses profissionais agora estão qualificados a trabalhar devidamente qualificados”, comentou Luiz Carlos.
Presidente da Colônia de Pescadores, Rose Ribeiro Ferreira, destaca que a colônia conta atualmente com cerca de 150 pescadores associados. A partir da habilitação, terão uma atividade de pesca segura. “A Carteira tem grande importância, mesmo da Lagoa, e dá direito a todos os benefícios. Essa é a terceira formação em 14 anos de colônia e a gente tá disposta a sempre ajudar os pescadores, com apoio da prefeitura, pescadores de associando”, disse.