Análise mostra que cidade tem um dos melhores planejamentos financeiros entre 92 municípios.
Os novos dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apontam que Macaé alcançou o nível de excelência na aplicação dos recursos arrecadados e investidos em 2022.
No Estado, a “Cidade Energia” se mantém entre os três melhores desempenhos na administração pública, com destaque na autonomia orçamentária, no custeio da folha de pagamento e também na execução de despesas gerais previstas para o ano.
A análise do IFGF indica que Macaé garante o melhor planejamento fiscal, através do desempenho de arrecadação das chamadas “fontes próprias”, o que reduz a dependência financeira do município de recursos oriundos de repasses e verbas destinadas pelos governos estadual e federal.
Com isso, o município consegue manter o custeio da prefeitura, além do repasse destinado à Câmara de Vereadores. Macaé também obteve nota máxima no índice da Firjan em assegurar a liquidação da execução das despesas previstas para o ano fiscal, sem comprometer a continuidade da previsão fiscal e orçamentária para o ano seguinte.
O IFGF apontou também que Macaé foi a única cidade da região Norte Fluminense a obter o nível de excelência na gestão fiscal.