Campos presente na 1ª Mostra Saúde com Agente
O projeto selecionado para apresentação no evento é de autoria do Agente de Combate às Endemias, Rafael de Souza, e da Agente Comunitária de Saúde, Raquel dos Santos
Campos será um dos municípios brasileiros que terão representantes na 1ª Mostra Saúde com Agente, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, e reunirá experiências de integração entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) nos territórios. Nas mesmas datas ocorrerá, de forma simbólica, a Cerimônia de Diplomação dos Agentes de Saúde, que realizaram a formação técnica no âmbito do Programa Saúde com Agente.
O Programa Saúde com Agente foi instituído pelo Ministério da Saúde e executado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O projeto ‘campista’ selecionado para ser apresentado no evento, intitulado “Controle Epidemiológico de Vetores/Estratégia Família”, é de autoria do Agente de Combate às Endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Rafael Manhães Gomes de Souza, 33 anos, e da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Raquel Batista dos Santos, 38 anos, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Lagamar, em Farol de São Tomé.
“Nosso projeto relata experiências vivenciadas no trabalho que realizamos diariamente. Dos 80 mil participantes, foram selecionadas 200 práticas efetivamente implementadas e nós ficamos em 11° lugar em todo o país”, disse Rafael. Já Raquel afirmou que o projeto se baseia na parceria e articulação entre o ACS e o ACE.
Segundo o subsecretário de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Benedito Pereira Martins, o objetivo da mostra é justamente o de estimular, fortalecer e divulgar ações desenvolvidas por meio de parceria entre os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias em seus territórios e que tiveram a experiência de trabalhar em conjunto durante a realização do módulo prático (com preceptores) do curso Saúde com Agente.
“Durante a mostra será dada visibilidade às práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas pelos ACE e ACS, estudantes do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, fomentando a troca de experiências bem-sucedidas nos diversos territórios”, disse.