Macaé participa da Conferência Nacional de Educação em Brasília

Macaé participa da Conferência Nacional de Educação em Brasília

Representantes da Secretaria de Educação de Macaé estão participando da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) em Brasília. O evento, que termina nesta terça-feira (30), está discutindo o Plano Nacional de Educação 2024-2034, com propostas da sociedade civil de todo o país. No final do ano passado, a CONAE teve as etapas municipal, intermunicipal e estadual, de onde saíram propostas já encaminhadas à conferência.

Ao todo, cerca de 2,5 mil representantes da Educação de todo o país participam da Conae, organizada pelo Governo Federal. De Macaé, estão presentes a estudante Gabriella Barreto de Oliveira, de 15 anos, da Escola Municipal Olga Benário; a representante dos Conselhos Escolares, Márcia Alves Corrêa; a professora Dulce Helena Nascimento Francisco, das escolas municipais Lions e Cândida Maria da Silva Vieira; e a professora Gabriela Barreto de Oliveira, do Colégio Municipal Paulo Freire.

“A Conae 2024 é um evento importantíssimo de onde sairão as propostas da sociedade para o novo Plano Nacional de Educação (PNE). É um espaço democrático, de discussão por uma educação pública de qualidade para todos. Macaé está muito bem representada, inclusive com uma estudante da nossa rede municipal”, comentou a Secretária de Educação, Leandra Lopes.

Os objetivos específicos da Conferência são a avaliação da execução do PNE vigente (Lei n. 13.005/2014), para subsidiar a elaboração do novo Plano. O intuito é identificar problemas e necessidades educacionais da rede pública, além de montar referências para orientar a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, articulados ao PNE.

“Esse é um momento muito importante, em que representantes de municípios de todo o país têm a oportunidade de discutir os novos rumos para a educação nacional com o novo PNE”, afirma a Superintendente de Gestão Democrática na Secretaria Municipal de Educação de Macaé, Luiziane Lusitano.

A expectativa é que a Conae resulte na proposição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país. Assim, fortalecerá a gestão democrática; a colaboração e a cooperação federativa para enfrentamento das desigualdades; e a garantia de direitos educacionais, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.


Fotos Relacionadas

Galvão

Galvão