Profissionais recebem capacitação sobre saúde mental
Profissionais da rede municipal de saúde participaram, nesta segunda-feira (29), do curso ‘Atualização no Manejo e Abordagem à Crise em Saúde Mental’. O encontro, realizado no Centro de Convivência Benedicto Lacerda, foi promovido pela Secretaria Adjunta de Atenção Básica e o Programa Municipal de Saúde Mental. O objetivo foi atualizar os profissionais sobre as diretrizes atuais do Ministério da Saúde.
A gerente do Programa Municipal de Saúde Mental, Lorrane Pinheiro Moreira Ferreira, falou sobre os fatores de risco para crises e suas intervenções.
“A coleta da história do paciente é muito importante para conseguirmos identificar os recursos necessários para lidar com uma crise”, disse Lorrane.
Alguns fatores que podem desencadear uma crise são: baixa autoestima, sentimentos de desamparo; datas comemorativas que relembram a perda; violência doméstica e sexual; casos de suicídio na família; abuso de substâncias como álcool e drogas.
“A necessidade de intervenções em casos de saúde mental está presente em diversos equipamentos da rede pública municipal de saúde, por isso a importância do alinhamento com os profissionais que atuam nesses espaços”, acrescentou a gerente.
A capacitação, com carga horária de seis horas, apresentou conteúdos teóricos e práticos, por meio da análise de estudos de caso. Entre eles, contextualização do conceito da crise, abordagem do sujeito em crise, orientações de cuidado para agitação psicomotora, quadros de agitação hetero e autoagressão, componentes da avaliação da cena na crise, principais cuidados na atenção à crise.