Abertura do Junho Verde acontece na Praça do Bar do Coco

Abertura do Junho Verde acontece na Praça do Bar do Coco

A abertura do Junho Verde aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça do Bar do Coco. O evento foi organizado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Educação e Guarda Municipal e contou com a parceria do Nupem/ UFRJ, BRK, Marlin Azul, entre outras empresas privadas.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Célio Chapeta, que ressaltou a importância da data para que a sociedade fique atenta para preservar o meio ambiente do município.

A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, ressaltou a importância de comemorar o Dia do Meio Ambiente “ Nossa Macaé é rica em biodiversidade. Começamos cuidando do nosso meio ambiente a partir da nossa casa. Precisamos Conhecer para preservar”

Ressaltou ainda a importância da parceria com o Nupem nas ações de educação ambiental na cidade.

“A parceria com a comunidade acadêmica, em especial com o NUPEM, tem sido primordial nas ações de EA e nos projetos que serão realizados na cidade baseados em soluções na preservação da natureza”, contou.

A abertura do evento contou também com a participação da Corporação Musical Elza Ibrhaim e ainda de 200 estudantes da rede municipal de ensino que puderam ver de perto muitos projetos que funcionam no município.

Projetos
Entre os projetos que puderam ser conhecidos foi o de “Tartarugas e Insetos”, do Nupem. A pesquisa foi organizada pelo professor Vinícius Albano.

“Esse trabalho contou com alunos de graduação de Biologia e o objetivo dele é mostrar a importância dos insetos na vida das pessoas, como na agricultura, economia, saúde pública e ainda insetos específicos da cidade de Macaé e da região urbana”, explicou.

Outros projetos também participaram da exposição como o “Maré Limpa: Pesquisas para redução do lixo do oceano”, desenvolvido pela UFRJ sob coordenação da Professora Paula Dibiase e o projeto “Ciências em Sana” do professor Maurício Molisane além da “Trilhas na Restinga ”, organizada pelo professor Rodrigo Lemes, para conhecer o Parque do Barreto, além dos trabalhos que são desenvolvidos pela Guarda Ambiental e Cevas.

A programação do Junho Verde será realizada até o dia 26 deste mês.

Programação:


06/06 – 9h- 
Replantio do Pomar Urbano de Imboassica – Serão realizados replantios de espécies frutíferas como acerola, amora e nêspera.

11/06 – 9h- Trilha da ciência no Nupem – Na trilha da ciência do Nupem, a natureza ganha vida com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

11/06 – 13h30- Oficina de Integração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto, no auditório do Nupem.

15/06 – 9h- Atividade com os Escoteiros dos Grupos de Macaé e Rio das Ostras, com o tema “Sempre alerta para a fiscalização ambiental” , no Bosque da Lagoa de Imboassica.

19/06 – 9h- Apresentação do projeto “Sensitrilha” com alunos da educação inclusiva no Parque Atalaia

19/06 – 8h- Limpeza Ilha do Francês

26/06 – 9h- Lagoa de Imboassica – 3ª etapa do projeto “Resgatando o passado e semeando o futuro” com alunos do colégio Municipal Renato Martins, Projeto “Canoa na Lagoa” e ação de limpeza na margem da Lagoa

Galvão

Galvão