Quissamã participa de capacitação regional sobre estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher

Quissamã participa de capacitação regional sobre estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher

Na segunda-feira (17), representantes da Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), participaram do Encontro dos Municípios da Região Norte Fluminense, em Macaé, organizado pela Secretaria de Estado da Mulher. Intitulado “A Importância do Desenvolvimento de Estratégias para o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Trabalhando as Masculinidades e Compreendendo os Grupos Reflexivos”, o evento reuniu autoridades da segurança pública, do poder judiciário, além de equipes gestoras e técnicas da rede de proteção e acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica.

Segundo a coordenadora de Políticas para as Mulheres e Quissamã, Nágila Oliveira, o objetivo do Encontro foi sensibilizar e capacitar as equipes gestoras e técnicas dos municípios participantes, visando a implementação de ações preventivas que envolvam diretamente os homens, por meio dos grupos reflexivos.

“O objetivo foi fortalecer a rede a partir do fomento à criação e ampliação dos grupos reflexivos para homens dentro dos Serviços de Educação e Responsabilização (SerH) dos agressores, que são encaminhados pelo poder judiciário a partir das medidas protetivas de urgência previstas pela Lei Maria da Penha”, comentou.

Durante o evento, Quissamã recebeu destaque pelo pioneirismo na organização dos grupos reflexivos, sendo o segundo município do Estado a implementar a iniciativa, o primeiro no Norte Fluminense. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela SEMAS através do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (NEAH), criado em 2020, e recentemente transformado em um Programa vinculado à Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres.

“Desde a sua criação, o NEAH tem atuado na reeducação dos homens agressores encaminhados pela justiça, bem como em atividades de prevenção, como palestras e rodas de conversa com funcionários, estudantes e a população em geral. Discutir metodologias de inserção dos homens na prevenção à violência doméstica é um passo importante na redução das incidências dos casos”, afirmou Nágila.

Na próxima semana, a capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Mulher terá continuidade com um encontro online e outro presencial na capital, envolvendo todos os municípios participantes. A iniciativa do governo do estado visa firmar um pacto com os municípios para a adesão aos grupos reflexivos de educação e responsabilização dos homens.

Além de Nágila, representaram Quissamã, a psicóloga, Telma Gonçalves; e a advogada, Grimas Mattos, ambas representantes do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo (CEAM).

Galvão

Galvão