Macaé participa do Fórum de Educação Infantil em São Paulo

Macaé participa do Fórum de Educação Infantil em São Paulo

Macaé, por meio da Superintendência de Educação Infantil, da Secretaria de Educação, participa do Fórum de Educação Infantil, que acontece até esta sexta-feira (21), no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP). O encontro tem como tema central: “Em defesa de uma Educação Infantil emancipatória em tempos de democracia: as vozes dos bebês e crianças”.

A superintendente de Educação Infantil, da Secretaria de Educação de Macaé, Mariana Duarte, está participando do encontro e explica que ele teve início na quarta-feira (19) e, é fundamental para que os representantes de Macaé possam conhecer Políticas Públicas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

“É uma oportunidade de troca de experiências e conhecer outras realidades na perspectiva de outras secretarias. Vimos que em alguns aspectos estamos bem a frente”, disse.

Ela acrescentou ainda que o Fórum conta com a apresentação de trabalhos de pesquisadores de universidades na área, que possibilita reflexões sobre o assunto.

“Teremos a oportunidade de aprender e dialogar e, principalmente estudar mais sobre a faixa etária de um ano, uma vez que em breve a rede de ensino infantil no município será ampliada, para atender crianças dessa idade. Estamos escrevendo a orientação curricular para os bebês e todas as informações passadas durante o encontro serão muito importantes para nortear o nosso trabalho”, pontuou.

Programação:
19/06 – Abertura às 13h

Encontro de abertura: As vozes de bebês e criança ecoando nos territórios: o direito a cidade com a professora das “Motocas”, Livia Arruda – Professora da EMEI Armando de Arruda

Convidados para a abertura: representantes dos Fóruns do RJ, MG, ES e SP;

20/06 – Manhã (9h às 12h) – Mesa 1 – Políticas públicas para bebês com a participação da Cogei/MEC

Tarde (14h às 17h) – Mesa 2 – Formação Docente ‘As vozes de professoras e professores de bebês e crianças: desafios e potências da formação inicial e permanente.”

21/06 – Manhã (9h às 12h) – Mesa 3 – As desigualdades – Parte I – Entre silêncios e gritos as vozes de bebês e crianças marcadas pelas desigualdades desde a infância.

– Étnico racial.

– Gênero.

Tarde (14h às 17h)

Mesa 3 – As desigualdades – Parte II

– Capacitismo.

– Carta Sudeste.

Galvão

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