Sede da Firjan NF, em Campos, recebe palestra sobre tendências tecnológicas para o mercado

Sede da Firjan NF, em Campos, recebe palestra sobre tendências tecnológicas para o mercado

A sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) no Norte Fluminense sedia, nessa terça-feira, 20, uma palestra com o tema “Aquário Macrotendências 2024”, voltada para pequenos e médios empresários da região.

Com início marcado para 18h30, o evento visa debater com empreendedores os sinais de mudanças e os novos cenários que devem impactar as empresas nos próximos anos, em diversas áreas, como meio ambiente e tecnologia, entre outras.

“Num mundo de grandes e rápidas mudanças, as empresas devem estar atentas para a importância estratégica de se pensar a longo prazo. São questões mundiais que trazem impactos locais, e por isso a Firjan busca ajudar as empresas a analisarem ações efetivas para as transformações no clima, no mundo do trabalho, na tecnologia e na economia”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense (Firjan FN), Francisco Roberto de Siqueira.

Segundo a entidade, a edição 2024 do evento contará com conteúdo especial preparado pela equipe do Lab de Tendências da Casa Firjan, com os destaques das principais tendências e “insights” mapeados nos maiores festivais de inovação do mundo.

“A palestra inclui a apresentação do Lab de Tendências da Casa Firjan dos destaques de seu ‘Report de Macrotendências 2024-2025’, trazendo vetores de mudança, macrotendências e oportunidades para os negócios. Além disso, será mostrado uma análise do Lab sobre conteúdos relevantes do SXSW (South by Southwest) 2024, um dos grandes eventos de inovação do mundo”, contou a pesquisadora do Lab Tendências da Casa Firjan, Isabela Petrosilio.

Realizado na cidade de Austin, no Texas, nos Estados Unidos, em março desse ano, o SXSW 2024 trouxe 3 relatórios considerados muito relevantes para o mercado, do Massachusets Institute of Technology (MIT), da futurista Amy Webb, e do especialista em videogames Joost van Dreuden.

No relatório do MIT, com 10 tecnologias que vão mudar o mundo, a Inteligência Artificial (IA) aparece no topo da lista, como contou a CEO do MIT Technology Review, Elizabeth Bramson-Boudreau.

“Não é surpresa que vejamos IA na lista. 2023 já foi um ano muito agitado para IA. Nós estamos agora em um momento que o público está interagindo diretamente com IA, conscientemente testando, usando IA generativa para fazer imagens”, avaliou Elizabeth Bramson-Boudreau, durante o evento, no início desse ano.

Além da IA, aparecem na lista do MIT tecnologias como novas células solares, o Apple Vision Pro, medicamentos para perda de peso, sistemas de energia geotérmica, chiplets, tratamento de edição de genes, computadores exaescala, bombas de calor, e “assassino” no X, antigo Twitter.

Já a professora de previsão estratégica na Universidade de Nova York, Amy Webb, que também é presidente do Future Today Institute, trouxe em seu relatório um apontamento de 900 tendências em tecnologia que devem “reinar” em 2024, com destaque para as áreas de IA; web3; metaverso; bioengenharia; energia e clima; mobilidade, robótica e drones; e computação.

“Essa onda de inovação é tão poderosa e abrangente que promete remodelar a própria essência da nossa existência”, afirmou Amy Webb, sobre a IA.

Por fim, o relatório do acadêmico e empreendedor Joost van Dreuden, especialista em videogames, aponta para uma mudança nos próximos anos no conceito de games de produtos e serviços de plataforma.

Ao invés de apostar em vendas ou “serviços live”, as empresas do setor devem investir cada vez mais em games como plataformas, criando várias ações junto aos consumidores, baseadas nos conceitos de jogar, assistir, conectar, criar e colecionar.

Além disso, Amy Webb comentou que a disputa entre as empresas Meta e Apple pela produção dos melhores óculos inteligentes do mercado aponta para a tendência de que óculos de realidade virtual devem substituir celulares e computadores nos próximos anos, além de prever sentimentos e intenções humanas, através da leitura das pupilas.

“Computadores faciais estão sendo projetados para supostamente ajudar o homem a interagir com o mundo de maneira diferente, mas, no meu ponto de vista, eles também estão sendo projetados para prever suas intenções”, afirmou Amy Webb em um painel do SXSW 2024, completando que “se você se animar ou se irritar, a sua pupila vai se mover de maneira automática, antes mesmo de você estar ciente desses sentimentos, o que significa que seu computador facial pode prever suas ações antes de você”.

Abordando essas e outras tendências do mercado, a palestra da Firjan NF acontece nessa terça-feira, 20, às 18h30, na sede da instituição, que fica na Rua Bruno de Azevedo, 37, no bairro Jardim Maria Queiroz, em Campos dos Goytacazes.

Galvão

Galvão