Cláudio Castro reabre a Casa da Inclusão para dobrar número de atendimentos a pessoas com deficiências
As intervenções do Governo do Estado incluíram correção do piso tátil, conserto do elevador que dava acesso ao segundo andar, entre outras adaptações
O governador Cláudio Castro reinaugurou, na segunda-feira (09/09), a Casa da Inclusão, local que abriga o Núcleo Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NEAD), no Centro do Rio. A estrutura, coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda é uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), voltada exclusivamente para este atendimento especializado. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 350 mil para as melhorias.
– Já inauguramos um posto do Detran especificamente para PCDs, reformamos o NEAD e inauguramos o primeiro centro de atendimento para autistas do Estado do Rio. Fomos muito além do discurso e colocamos as ações em prática. As necessidades das pessoas com deficiência devem ser olhadas com muita atenção – afirmou o governador Cláudio Castro.
Áreas reformadas
Antes subutilizado, o núcleo agora é um ambiente funcional e acessível, beneficiando diretamente a população atendida. As intervenções incluíram correção do piso tátil, conserto do elevador que dava acesso ao segundo andar, e outras adaptações. A expectativa do Governo do Estado é de dobrar o número de atendimentos diários, de 20 para 40.
A Casa da Inclusão passa a ter espaços multifuncionais com salas específicas para processo seletivo. O núcleo também contará com sala de informática – para acesso a e-mails, criação de currículos e realização de cursos de informática básica para iniciantes.
A Casa da Inclusão recebe espaços multifuncionais, em que foram criadas salas específicas para processo seletivo. O núcleo também contará sala de informática – para acesso a e-mails, criação de currículos e realização de cursos de informática básica para iniciantes.
– Essa reinauguração tem um significado muito importante. Nós precisamos, de fato, incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, quebrando qualquer barreira que houver. Essa é a missão do NEAD – afirmou o secretário Estadual de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis.
O local agora também conta, agora, com um auditório para a realização de palestras e treinamentos voltados ao mercado de trabalho.
Projeto Mães Atípicas
Estima-se que 32% das mulheres de 14 anos ou mais no país cuidam de um filho com alguma deficiência. O objetivo do Projeto Mães Atípicas é inserí-las no âmbito profissional, conscientizando empresas quanto à implementação de vagas específicas para elas.
O NEAD tem equipe especializada (assistente social, psicólogas e diversos palestrantes) para ajudar a diminuir o impacto emocional e dar apoio a essas mães.
Serviço
Casa da Inclusão:
Endereço: Rua do Lavradio, 42, Centro – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 16h