Cefet oferece 978 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio
Na unidade de Nova Friburgo são 40 vagas para informática e administração
Estão abertas até o dia 15 de outubro às inscrições para o processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Estado do Rio de Janeiro (Cefet -RJ). Ao todo serão 978 vagas para o ano letivo de 2025, em uma instituição pública, que oferece ensino gratuito e de qualidade.
Há vagas para as unidades do Cefet em Nova Friburgo, Itaguaí, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro (Maracanã e Maria da Graça) e Valença. Os cursos oferecidos são: Administração, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estradas, Eventos, Informática, Química, Mecânica, Manutenção Automotiva, Metrologia, Segurança do Trabalho e telecomunicações.
A unidade do Cefet em Nova Friburgo, que funciona na Avenida Roberto Silveira, 1.900, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, está oferecendo 20 vagas para informática e 20 para administração. As inscrições serão feitas pela internet, no site da banca organizadora, o Instituto Selecon (www.selecon.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 60 e deve ser paga até a data do vencimento do boleto, pois somente após o pagamento a inscrição é efetivada. É preciso ler com atenção o edital que está disponível no site do Instituto Selecon. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo campus onde deseja estudar, e curso que pretende fazer.
O concurso será realizado em uma única etapa com provas previstas para 24 de novembro, com questões de Português, Matemática, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia), além de prova de Redação. O resultado das provas objetivas está previsto para ser divulgado em 5 de dezembro e as notas preliminares da redação para o dia 12 de dezembro. O resultado final sairá no dia 27 de janeiro de 2025.
O processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que tenha como escolaridade mínima o ensino fundamental completo ou esteja cursando, em 2024, o 9° ano (antiga 8° série) desse nível de ensino, inclusive, em ambas situações, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (ensino fundamental) ,e que tenham idade inferior a 18 anos até o dia 18 de março de 2025.