Projeto sobre educação antirracista vence a 3ª Mostra de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, promoveu a 3ª Mostra de Práticas Pedagógicas Inovadoras . O evento aconteceu na Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e reuniu educadores que compartilharam ideias criativas que estão transformando as salas de aula do município.
A Mostra faz parte da Semana Municipal da Educação e tem como objetivo valorizar e considerar as práticas pedagógicas inovadoras, além de incentivar a troca de experiências entre os professores. Durante o evento, foram apresentados 32 projetos que envolveram 220 educadores, abordando temas importantes como multiculturalismo, meio ambiente e cidadania, todos alinhados com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre os destaques da Mostra, o primeiro lugar foi para o projeto “O Que Há de África em Nós?”, da Escola Municipal João Machado da Cunha. A iniciativa propôs uma educação antirracista, valorizando a história e cultura afro-brasileira e utilizando como base a obra “Fogão de Lenha”, da escritora Roseana Murray. O projeto envolve alunos do Pré-Escolar até o 5º ano, promovendo reflexões sobre a diversidade cultural e a importância do combate ao racismo.
Em segundo lugar, a Creche Municipal Professora Maria Regina Martins Santos foi reconhecida pelo projeto “Os Sentidos que Afetam, as Raízes que Conectam” , que trabalhou a identidade das crianças por meio de atividades sensoriais, utilizando aromas para despertar memórias e fortalecer a ligação com suas raízes culturais.
Já o Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira ficou com o terceiro lugar com o projeto “Kahu Kaiapuni – Guardiões do Meio Ambiente”, que uniu educação ambiental com atividades práticas, como o uso de canoas havaianas para estudar o ecossistema local, sensibilizando os alunos sobre a importância de preservar a natureza.
Além de promover a troca de conhecimentos e o desenvolvimento profissional dos educadores, a Mostra ofereceu prêmios em dinheiro para as equipes vencedoras, incentivando ainda mais a busca por soluções criativas no ensino. A iniciativa tem se consolidado como um marco no calendário educacional da cidade.
Confira os projetos premiados:
1º Lugar:Escola Municipal João Machado da Cunha
Projeto: O Que Há de África em Nós?
Autores: Andrea Oliveira da Silva, Camila Martins de Azeredo, Débora Reis Leal, Douglas do Nascimento de Souza, Geisiane Oliveira de Mendonça , Jaqueline Felix Barbosa , Júlio César da Silva Rocha , Maria das Neves dos Santos Vieira Nascimento, Roseli Barreto Martins e Wallace Souza da Silva.
2º Lugar: Creche Municipal Professora Maria Regina Martins Santos
Projeto: Os Sentidos que Afetam, as Raízes que conectam
Autores: Camila Harumi Siqueira Uechi , Eliane Ferreira dos Santos Matos Bezerra, Elizabeth Alexandrina Martins Marinho, Fernanda Gonçalves de Almeida, Flávia Pinheiro de Jesus, Jéssica Gustavo de Carvalho, Luciana Pereira de Carvalho, Márcia Tatiane Silva Macharete e Soraia Teixeira do Espírito Santo.
3º Lugar: Colégio Municipal Gustavo Campos da Silveira
Projeto: Kahu Kaiapuni – Guardiões do Meio Ambiente
Autores: Adriana da França Antunes, Gustavo Lanari Rangel, Jaqueline de Almeida Silva dos Santos, Marcielle Branco dos Santos, Maria de Fatima Gomes Monteiro, Mônica Ribeiro Veiga, Otávio da Silva Oliveira Debossan, Raquel Diniz Bentes, Rosália de Figueiredo de Magalhães e Vitor Hugo Cavalcante Frias.
4º Lugar: Escola Municipal Professor Francisco Vignoli Marins
Projeto: Sabores de Um Mundo Diverso: Enlaçados por Vozes Literárias
Autores: Débora Monteiro Barbosa Ribeiro, Leandro Nepomuceno dos Santos, Morganna Moura da Silva de B. Cardoso, Priscila Rodrigues Costa da Silva e Thaís Lucas Neves dos Santos.
5º Lugar: Casa Creche Odete Guimarães Santana
Projeto: Desconectados das Telas: Reconectando Famílias!
Autores: Elisângela Moura de Carvalho Ferraz de Andrade, Géssica Rodrigues Gomes Torres, Rosangela Pitta Lopes e Vanusa Jesus de Azevedo Amaro.