União de Maricá enaltece trabalho de coreógrafo às vésperas de mais um ensaio aberto

Alvo de polêmicas depois que o Portal LeoDias divulgou um suposto favorecimento para o acesso da escola ao Grupo Especial do Carnaval do Rio, a União de Maricá, que repudiou veementemente as acusações, segue trabalhando para que a conquista inédita venha exclusivamente na passarela.
E para isso, a escola, que, nesse ano de 2025, vai desfilar pela 2ª vez pela Série Ouro, o antigo Grupo de Acesso, aposta no coreógrafo Patrick Carvalho, que tentar superar a apresentação de 2024, além do carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense.
Na ocasião, que valeu o título da Série Prata, os componentes sambavam sobre um elemento cenográfico em forma de pandeiro, rendendo à Comissão de Frente da escola mais de 10 prêmios no ano passado.
“Esse ano a gente vem com um enredo que é a cara do carnavalesco Leandro Vieira. Viajar em cima de uma criação do Leandro para essa Comissão de Frente é muito especial. Quando a gente entra com aquela Comissão de Frente, o chão esquenta para a comunidade pisar e impulsionar o canto forte. É um espetáculo à parte”, comentou Patrick Carvalho, que ensaia com 15 bailarinos.
Com o enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, a União de Maricá homenageia à mãe de santo Cacilda de Assis, e à figura de Seu 7 da Lira, um exu festeiro e musical da umbanda carioca, que fez história nas décadas de 1970 e 1980.
Segundo a escola, que tem apoio da prefeitura e será a 6ª a desfilar no dia 28 de fevereiro, a proposta é destacar as tradições da Umbanda e conectar a escola às raízes do Carnaval do Rio para fazer uma grande apresentação na Marquês de Sapucaí.
“Se superar é sempre muito difícil, mas o enredo é muito bom, a estrutura da escola é muito boa para a gente trabalhar em cima dos nossos sonhos, das nossas criações e das nossas vontades. Para conquistar esse título, teremos uma Comissão de Frente, mais uma vez, fantástica”, declarou Patrick Carvalho.
Para essa sexta-feira, 31 de janeiro, a União de Maricá, que será composta por 1.600 componentes, distribuídos em 18 alas, com 3 carros alegóricos, tem programado mais um ensaio na rua, que promete agitar a cidade. Até o dia do desfile, no próximo dia 28 de fevereiro, a escola prevê a realização de mais 4 ensaios, sendo mais 3 em Maricá, nos dias 7, 14 e 21 de fevereiro, e 1 na Marquês de Sapucaí, no próximo dia 9 de fevereiro.