Ação de limpeza de macroalgas na Lagoa de Araruama visa melhorar circulação da água

Ação de limpeza de macroalgas na Lagoa de Araruama visa melhorar circulação da água

Tema de uma reunião histórica nessa semana com a participação dos municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, a Lagoa de Araruama recebeu uma visita técnica nessa semana.

Realizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) junto com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a visita técnica teve como objetivo identificar pontos críticos e promover uma ação emergencial de limpeza de macroalgas.

De acordo com o CBHLSJ, a iniciativa, que contou a participação da comunidade pesqueira, visava melhorar a circulação da água e minimizar os impactos ambientais e econômicos para os pescadores locais.

“Estamos identificando as demandas que os pescadores vêm nos apresentando e avaliando os pontos que precisam ser desobstruídos. O INEA está com sua equipe técnica dedicada a agilizar os processos de licenciamento para garantir uma resposta rápida às solicitações da população”, afirmou o superintendente do INEA na Região dos Lagos, Valdemir Dias, também conhecido como Vavá.

A ação aconteceu nas margens da lagoa em São Pedro da Aldeia, na Ilha das Pombas e no Canal Mossoró, atendendo a um pedido feito pela Câmara Técnica de Pesca do CBHLSJ e pela Associação de Pescadores da Praia da Pitória.

“Escolhemos melhorar o fluxo de água entre a Ilha das Pombas e o Canal Mossoró, além de retirar o excesso de lama. Isso vai aliviar a carga poluente da lagoa e permitir que os pescadores consigam embarcar e desembarcar seus peixes com mais facilidade”, contou o superintendente da câmara técnica do CBHLSJ e presidente da associação, Chico Pescador.

Ainda segundo a CBHLSJ, que anunciou que continuará monitorando a situação da laguna em parceria com o INEA, embora considerada paliativa, a ação é um passo importante para mitigar os impactos ambientais e sociais enfrentados pelos pescadores da região.

Encontro Histórico

Na última terça-feira, 18, um encontro em São Pedro da Aldeia reuniu representantes dos municípios banhados pela Lagoa de Araruama para discutir soluções para os desafios ambientais enfrentados pela laguna.

A reunião histórica contou com a participação do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e dos secretários de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira; e de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, Jailton Nogueira; além da superintendente de Meio Ambiente de Araruama, Ana Paula Rodrigues; e do diretor de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Thiago Dutra. Também participaram do encontro representantes do INEA, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), das concessionárias, Prolagos e Águas de Juturnaíba, bem como os vereadores de São Pedro da Aldeia, Moisés Batista (SOLIDARIEDADE) e Pedro Abreu (REPUBLICANOS).

Galvão

Galvão

Deixe um comentário