Defesa Civil de Macaé orienta banhistas e turistas sobre cuidados nas praias e cachoeiras

Defesa Civil de Macaé orienta banhistas e turistas sobre cuidados nas praias e cachoeiras

Nem todo mundo é de folia. No Carnaval muitas famílias aproveitam o recesso para curtir as belezas naturais de Macaé. Nesta época do ano as praias e cachoeiras costumam receber muitos visitantes. Sabendo disso, a Defesa Civil aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de respeitar a sinalização e as recomendações. A ação tem como objetivo garantir mais segurança e um Carnaval mais tranquilo a todos.

A Defesa Civil estará trabalhando no Carnaval. Um dos trabalhos realizados é a classificação de risco de afogamento. Diariamente as praias serão classificadas de acordo com a avaliação do Corpo de Bombeiros, podendo receber quatro cores indicativas: verde (baixo risco); amarela (médio risco); vermelha (alto risco) e lilás, quando há presença de água viva. É importante que os banhistas e visitantes estejam cientes e respeitem essas indicações.

“Outro fator de atenção também é para que não sejam realizados banhos noturnos, prática extremamente perigosa, além do fato de não contarmos mais com os guarda-vidas em prontidão nesse período. Já em Imbetiba, a recomendação também é para que se evite pulos das pedras, tendo em vista o risco de mergulho em água rasa, que pode levar a lesões graves”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.

Os banhistas e turistas em geral devem ficar atentos também às condições climáticas. “Apesar de estarmos com o tempo bem aberto, há uma tendência de chuvas de verão no final de tarde que pode ocasionar chuvas, levando ao que comumente se chama de ‘cabeça d´água’, que é a elevação repentina do rio, pela chuva em áreas mais altas e o banhista ser surpreendido por uma enxurrada. Então, qualquer alteração na coloração da água e ocorrências de temporais com incidência de raios, o local deve ser deixado imediatamente”, informou a Defesa Civil.

Outras orientações compreendem o banho em áreas indicadas, evitar o consumo de bebidas alcóolicas antes de entrar no mar. Já para quem optar pelas cachoeiras, a recomendação inclui conhecer o local ou ir com guia experiente.

“No mais é o bom senso e a atenção redobrada especialmente quando há crianças”, finaliza Joseferson.

A Defesa Civil atua 24 horas. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199.

Galvão

Galvão

Deixe um comentário