Pesquisa revela que jovens da geração Z planejam suas viagens sozinhos. ABAV-RJ lamenta a tendência
Noventa por cento dos jovens pesquisam viagens e em operadoras e agencias, mas apenas 21,99% fecham as compras. Isso é o que revela uma pesquisa realizada pela consultora de Turismo Mapie, com patrocínio da Gol. Os jovens adultos da geração Z (nascidos a partir de 1997) fazem 2 a 3 viagens curtas a lazer ao longo do ano, de acordo com o levantamento.
A pesquisa mostra que essa geração gasta, em média, R$750 por viagem. São viagens curtas, provavelmente dentro do próprio estado e, neste retrato, as viagens costumam ser feitas de carro, ônibus e com hospedagem em albergues ou apartamentos de aluguel.
A Presidente da ABAV-RJ, Teresa Cristina Fritsch, comenta sobre a pesquisa. “Na minha visão, esse público não consulta agências de viagens tradicionais, pois já nasceram com a tecnologia nas veias e fazem tudo pela internet. A vida deles é on-line, o que é uma pena, pois não conhecem o trabalho de um consultor de viagens, a segurança e economia que uma agência proporciona para seus clientes, com a credibilidade de pertencer à ABAV”, disse a presidente.
Tal proximidade com a tecnologia reflete nos costumes desses viajantes, ou seja, 60,24% compartilham fotos das paisagens nas redes sociais e cartão de embarque de 40,49% deles, por exemplo, é apresentado no celular.
Quando se trata de passagens aéreas, 84,51% deles procura o melhor preço, 69,1% facilidade ao reservar e comprar, 65,26% possibilidade de parcelar, 64,79% qualidade do serviço de bordo e 63,38% despacho de bagagem gratuito.