Programa estadual abre inscrições para cursos de capacitação para mulheres na Região dos Lagos

Programa estadual abre inscrições para cursos de capacitação para mulheres na Região dos Lagos

Parceria das secretarias estaduais da Mulher, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Programa Vamos Juntas oferece vagas para cursos de capacitação para mulheres na Região dos Lagos.

As inscrições, que ficam abertas até o próximo dia 23 de março, podem ser feitas nos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) ou nos Centros de Referências de Assistência Social (CRASs), que farão o encaminhamento à Faetec.

Na região, as interessadas podem procurar essas unidades nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Silva Jardim, lembrando que as matrículas acontecem entre os dias 24 e 30 de março.

Os cursos têm duração de 20 semanas, e as alunas terão direito a um auxílio estudantil para transporte e alimentação, que têm o objetivo de garantir que todas as estudantes possam concluir a capacitação, além de se dedicar integralmente à formação.

“Nosso compromisso é oferecer oportunidades concretas para que as mulheres possam transformar suas vidas por meio da educação e do trabalho. Com essa iniciativa, que está em sua 2ª edição, buscamos fortalecer sua independência financeira e criar caminhos para uma vida mais digna e segura”, explicou a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar.

As vagas são para os cursos de Agente de Apoio à Inclusão Escolar e Assistente de Produção Cultural (Arraial); Organizador de Eventos e Assistente de Contabilidade (Búzios, Iguaba e Silva Jardim); Assistente Escolar (Cabo Frio e Iguaba), e Agente de Informações Turísticas (Iguaba). Direcionado a mulheres a partir de 16 anos que enfrentam situações de vulnerabilidade social e econômica, o Programa Vamos Juntas tem como objetivo atender todas as regiões do Estado, oferecendo capacitação profissional em áreas com alta demanda no mercado de trabalho, alinhando-se à vocação econômica local.


“A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para transformar vidas e abrir novos caminhos no mercado de trabalho. Com o Programa Vamos Juntas, reforçamos nosso compromisso de oferecer ensino de qualidade e oportunidades reais para que as mulheres possam se qualificar e conquistar autonomia financeira. A parceria com a Secretaria da Mulher amplia nosso alcance e fortalece a missão da Faetec de levar educação profissional a quem mais precisa”, afirmou o presidente da Faetec, Alexandre Valle.

Galvão

Galvão