População é convidada para “abraço simbólico”, evento de conscientização com a Ilha do Japonês, Cabo Frio

População é convidada para “abraço simbólico”, evento de conscientização com a Ilha do Japonês, Cabo Frio

Neste sábado (29), a Prefeitura de Cabo Frio promoverá uma ação simbólica de abraço à Ilha do Japonês, um dos principais pontos turísticos da cidade. O evento contará com a participação de estudantes das redes municipal e privada de ensino, esportistas náuticos, servidores municipais e integrantes da sociedade civil organizada. A concentração será a partir das 7h no entorno da ilha, e o transporte por táxi marítimo será gratuito das 7h às 8h na ida e das 10h às 11h no retorno. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, com o apoio do movimento Viva Cabo Frio. Em alusão ao Dia Internacional do Lixo Zero, celebrado no domingo (30) e reconhecido pela ONU, será realizada uma limpeza coletiva no local, reforçando a importância da preservação ambiental. 

O secretário de Turismo, Davi Barcelos, ressaltou que a ação reforça o compromisso com um turismo sustentável e responsável na região. “A Ilha do Japonês é um dos cartões-postais de Cabo Frio. Esse abraço simboliza o desejo de manter esse espaço preservado, promovendo um turismo consciente ao longo do ano. Convidamos toda a população a participar desse momento especial”, afirmou.

Já o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, destacou que a pasta tem intensificado as ações de educação ambiental para preservar a ilha, que faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Ele reforçou a necessidade de manter o local com suas características naturais e alertou sobre a importância de recolher qualquer resíduo gerado na ilha, além de respeitar as normas ambientais, como a proibição do uso de churrasqueiras. 

Com 22 mil m² de extensão e uma vasta área de floresta, a Ilha do Japonês integra o Parque Municipal Natural Boca da Barra. Ao longo do tempo, já foi chamada de Ilha dos Pássaros, Ilha da Pomba e Ilha do Amorim, sendo originalmente batizada como Ilha Coroa da Barra. O nome atual surgiu após sua aquisição pelo industrial Yusaburo Yamagata, em 1920. 

Galvão

Galvão