Expansão do Terminal de Cabiúnas em Macaé pode impulsionar mercado de trabalho com mil novas vagas

Expansão do Terminal de Cabiúnas em Macaé pode impulsionar mercado de trabalho com mil novas vagas

O plano de expansão do Terminal de Cabiúnas apresentado nesta semana pela Petrobras pode impactar positivamente a economia de Macaé com a geração de mil novos empregos. Os detalhes do projeto foram debatidos durante um encontro entre representantes da estatal e a Prefeitura de Macaé, na última quinta-feira (27), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A Petrobras está debatendo também formas de viabilizar a absorção de mão de qualificada da cidade, além da ampliação das atividades no terminal, que está instalado na cidade há 42 anos. Presente no encontro desta semana, o gerente do Ativo de Processamento de Gás de Cabiúnas, Alisson Cardoso, revelou que além da expectativa de criação de mil novos postos de trabalho nos próximos cinco anos, 14% dessas vagas serão destinadas a profissionais em início de carreira.

“A parceria com a Prefeitura de Macaé é essencial para integrar essa nova mão de obra e fortalecer o setor na região”, afirmou Cardoso.

Já o vice-prefeito de Macaé Fabiano Paschoal, enfatizou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico local. “Nosso foco é garantir que a mão de obra qualificada do município seja absorvida pelo mercado. A Petrobras é e sempre será uma grande parceira da cidade”, pontuou.

Um dos desafios de Macaé é permitir que os trabalhadores qualificados tenham acesso às vagas, mesmo sem experiência comprovada. “Estamos dialogando com a Petrobras para flexibilizar essa exigência. O próximo passo será reunir empresas do setor para avançarmos nessa questão”, explicou a secretária de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira.

O Secretário de Trabalho e Renda, Rafael Manhães, reforçou a relevância do projeto. “Valorizar a contratação de profissionais locais é essencial para o crescimento socioeconômico de Macaé. Como capital nacional do petróleo, precisamos garantir que nossos trabalhadores tenham acesso direto a essas oportunidades”, destacou.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, ressaltou que a Petrobras continua sendo o principal motor da economia local. “A estatal é o maior ativo de negócios de Macaé. Seguiremos trabalhando em parceria para impulsionar o desenvolvimento da cidade e gerar mais empregos”, disse.

A reunião também contou com a presença do procurador-geral do município, Rodrigo Sarmanho, da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali, do coordenador de Indústria, Comércio e Serviços da secretaria, Alessandro Barros, do coordenador de Relações Institucionais da Petrobras, Luiz Fabiano Nericke, e do arquiteto Alexandre Tanaka.

Os próximos passos envolvem a consolidação de novas parcerias, visitas técnicas ao terminal e novas rodadas de discussão para garantir que os profissionais capacitados tenham acesso às oportunidades criadas com a expansão do Terminal de Cabiúnas.  

Galvão

Galvão